Radar

Radar   Podcasting   

 

Em um post no Spotify For Brands, o serviço de música apresentou alguns dados de uma pesquisa que realizou sobre podcasts.

Segundo o Spotify, a sua audiência mensal de ouvintes de podcast cresceu 175% no último ano no mundo.

Como razão para ouvir os programas, 60% dos seus ouvintes afirmam que sintonizam os podcasts para se educar. Dois em cada três ouvintes de podcasts dizem que o programa recebe toda a atenção deles. Um em cada três diz que aprecia o fato de não precisar ficar olhando para uma tela, o que torna o podcast especialmente interessante para os ouvintes em movimento. Os dados do Spotify mostraram ainda que 81% dos streams de podcast acontecem nos dias de semana, 25% durante os horários de deslocamento e 77% em dispositivos móveis.

A eficácia da publicidade nos podcasts foi mais uma vez constatada. O estudo mostrou que, depois de ouvir um anúncio em um programa, cerca de 4 em cada 5 (81%) ouvintes de podcasts reagem e realizam alguma ação como pesquisar o produto online, conectar-se aos perfis sociais de uma marca ou falar sobre a marca com outras pessoas.

O Spotify assim define esta relação do ouvinte com o podcast e a publicidade:

Ao contrário de muitas outras formas de mídia, não existe um ouvinte de podcast passivo. Muitos podcasts incentivam os ouvintes a se aprofundar em tópicos com os quais eles optaram ativamente por interagir – o que significa que os podcasts oferecem esse momento de ‘santo graal’ para as marcas alcançarem seu público-alvo.

Fonte: Spotify

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