Os serviços de música online fecharam o primeiro semestre deste ano com uma base global de 229,5 milhões de assinantes. Comparado com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 38%.
Os três maiores serviços de música no mundo apresentaram as seguintes evoluções em suas bases:
1- Spotify
O Spotify, com 83 milhões de assinantes, tem 36% do mercado global. O serviço vem mantendo ou ampliando sua fatia de mercado desde o quarto trimestre de 2016. No primeiro semestre deste ano, adicionou mais assinantes do que qualquer outro serviço – foram 11,9 milhões de novos assinantes, 39% de todos os novos assinantes do mundo no período.
2- Apple Music
O Apple Music, com 43,5 milhões de assinantes, chegou a 19% de market share. Subiu três pontos em relação ao mesmo período do ano anterior. Foi o serviço que acrescentou o segundo maior número de assinantes – foram 9,2 milhões de novos assinantes, sendo os EUA o principal mercado em crescimento.
3- Amazon
O share dos serviços da Amazon (Prime Music e Music Unlimited) ficou praticamente estável em relação ao ano anterior. No total, a Amazon tinha 27,9 milhões de assinantes, 12% do mercado global. O maior crescimento da Amazon ocorreu dentro do seu serviço Music Unlimited – adicionou 3,3 milhões de assinantes para atingir o total de 9,5 milhões no segundo semestre de 2018.
Fonte: Music Industry Blog