Radar

Radar   Tecnologia   

Um estudo da Strategy& (PWC) avaliou o papel dos diretores das áreas digitais das grandes empresas no mundo. Para o estudo, são definidos como diretores – ou Chief Digital Officer (CDO) em inglês – os executivos, independente do título, com o papel de colocar a estratégia digital da empresa em prática.

As principais conclusões do estudo foram:

  • O percentual de empresas com diretor exclusivo para a área digital (CDO) está crescendo – era de 6% em 2015 e passou para 19% em 2016.
  • O perfil do CDO mudou. Em 2015, a maioria tinha um background em marketing (53,5%) enquanto apenas 14% eram da área de tecnologia. Em 2016 este panorama mudou. A maioria continua sendo de profissionais de marketing, porém, com uma participação bem menor (39,4%). Em contra-partida, a parcela dos executivos com background em tecnologia aumentou bastante e passou a ser um segundo lugar muito próximo do primeiro, com 34,2% do total. Isto se deve, dentre outros fatores, à necessidade de conciliar sistemas antigos e novos para fazer a transição digital, o que demanda o forte background em tecnologia.
  • Dividindo por segmentos de mercado, as empresas de seguros figuram como as que mais costumam ter um CDO – 35% delas tem um executivo nesta posição. As empresas de comunicação, mídia e entretenimento vêm em segundo lugar – 28% delas tem um CDO.
  • As empresas buscam CDOs com uma visão holística das estratégias de negócios e das transformações digitais.

 

38% das empresas na EMEA (Oriente Médio e África) e 23% na América do Norte têm CDOS

 

O número de CDOs (diretores das áreas digitais) com background em tecnologia aumentou bastante

 

Empresas do setor financeiro e da indústria de consumo são as que tem CDOs com maior frequência

 

Fonte: PwC / Strategy& / Chief Digital Officer Study 2017

Compartilhar

Enviar um comentário

error: