RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Facebook implementa ferramentas para evitar a propagação de notícias falsas

26/12/2016 | Social

Um debate sobre a veracidade das notícias se intensificou nas últimas semanas. Discute-se inclusive uma possível influência de notícias falsas, difundidas pela internet, nos resultados da eleição presidencial americana.

Algumas destas notícias tiveram um alto grau de engajamento (compartilhamentos, comentários e reações). Por exemplo, a notícia “Papa Francisco choca o mundo e apoia Donald Trump para presidente” teve 960 mil engajamentos e a “Wikileaks confirma que Hillary vendeu armas para o Estado Islâmico” teve 789 mil.

Em consequência disto, o Facebook anunciou no último dia 15 que está implementando novas ferramentas para evitar a proliferação deste tipo de informação. Com elas, ficará mais fácil para o usuário reportar notícias falsas. Além disto, foram feitas parcerias com organizações, independentes da rede social, que podem verificar a veracidade dos artigos e indicar quando são falsos.

A seguir, algumas telas demonstrando como este processo funcionará. Note que o post de notícia falsa ficará com uma indicação de conteúdo duvidoso.

Recurso para bloqueio de notícias falsas no Facebook: "O que você gostaria de fazer? (a) Marcar este post como notícia falsa, (b) Enviar mensagem para o autor do post, (c) Bloquear o autor do post"
Recurso para bloqueio de notícias falsas no Facebook: “O que você gostaria de fazer? (a) Marcar este post como notícia falsa, (b) Enviar mensagem para o autor do post, (c) Bloquear o autor do post”
Aviso de conteúdo duvidoso no Facebook antes de uma ação de compartilhamento
Aviso de conteúdo duvidoso no Facebook antes de uma ação de compartilhamento
Indicação de notícia falsa no Facebook feita por organização independente para checar veracidade
Indicação de notícia falsa no Facebook feita por organização independente para checar veracidade

Fonte: Statista / The New York Times

Posts Relacionados
Redes sociais alcançam 88% dos brasileiros
Redes sociais alcançam 88% dos brasileiros

A Comscore divulgou dados de abril sobre o alcance das redes sociais no Brasil. Em relação ao total da população, o alcance das redes sociais no Brasil é de 88%. A média na América Latina é de 81%. As redes mais...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.