Radar

Radar   Mobile   


Foi divulgada neste mês uma nova edição do estudo “Digital 2019” das empresas Hootsuite e We Are Social. O relatório Q3 Global Digital Statshot traz os dados atualizados sobre o uso de internet e redes sociais no mundo.

Uma primeira conclusão, de caráter geral, é sobre o perfil de uso da internet. Cerca de metade da população mundial é de usuários de internet (56%), tem celular (66%) e usa redes sociais (46%).


Dados de acesso à internet em relação à população mundial em julho 2019. População urbana: 55%. Usuários de celular: 66%. Usuários de internet: 56%. Usuários ativos de redes sociais: 46%. Usuários de redes sociais em dispositivo móvel: 45%.

Particularmente, 51% da população mundial usa a internet através do celular.


Uso de internet no mundo segundo o dispositivo utilizado. Usuários de internet: 56% da população. Usuários de internet através do celular: 51% da população.

Dentre os dispositivos móveis, a relação de smartphones para celulares básicos (feature phones) é de cerca de 7 para 3. Vale notar que, nesta conta, estão incluídas todas as linhas telefônicas ativas ou, como a pesquisa chama, “conexões” – o número médio de conexões por usuário é de 1,53, ou seja, há mais linhas ativas que usuários.


Número de conexões segundo o tipo de dispositivo móvel. Smartphones: 69,6%. Celulares básicos ou feature phones: 29,6%. Tablets e outros dispositivos móveis: 3,5%.

Número de usuários de dispositivos móveis no mundo versus número de conexões. Usuários de dispositivos móveis na população: 66%. Conexões (linhas ativas) de dispositivos em relação à população total: 102%. Número médio de conexões (linhas ativas) por usuário de dispositivo móvel: 1,53 conexões por usuário.

Em termos de tráfego de dados consumido através de browsers (não considera apps), o mobile representa uma fatia (50,6%) apenas um pouco maior que os laptops (45,5%).


Tráfego global de internet consumido por browsers segundo o dispositivo utilizado. Celulares: 50,6%. Laptops e computadores: 45,5%. Tablets: 3,75%. Outros: 0,12%.

Em relação ao share entre Android e iOS do total de requisições dos dispositivos móveis na internet, não há surpresa. O Android é majoritário com 76%, contra apenas 22% do iOS.


Total do tráfego mobile de internet segundo o sistema operacional do aparelho: Android: 76,0%. Apple iOS: 22,0%. Outros sistemas operacionais: 2,0%.

É importante notar que todos estes números representam médias globais. Certamente, em regiões metropolitanas e mercados mais maduros, a penetração de internet e celulares é bem maior que a média global. Por outro lado, enquanto metade da população mundial tem celular, acessa internet e usa redes sociais, a outra metade é excluída digital.


Fonte: Digital 2019 Q3 Global Digital Statshot / Hootsuite / We Are Social

Compartilhar

Enviar um comentário

error: