RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Mídia online é a principal fonte de notícias no mundo e os brasileiros os mais preocupados com fake news

29/07/2019 | Conteúdo, Social, Tecnologia

O relatório Q3 Global Digital Statshot, edição mais recente do estudo “Digital 2019” das empresas Hootsuite e We Are Social, apresentou os dados atualizados sobre o consumo de notícias no mundo.

Dentre os usuários de internet no mundo, 82% consomem notícias online. Estão incluídos neste grupo os 52% que usam as redes sociais como fonte de notícias.

O rádio é também uma fonte de notícias relevante neste universo e alcança cerca de 1 em cada 3 usuários de internet no mundo.


Percentual dos internautas no mundo que utilizam cada um dos canais como fonte de notícias. Mídia online (incluindo redes sociais): 82%. Televisão: 70%. Redes sociais (incluindo aplicativos de mensagens): 52%. Mídia impressa: 32%. Rádio: 32%.

O consumo de notícias online no Brasil está acima da média mundial. No mundo, a média é de 82% dos internautas e no Brasil este percentual é de 87%, a nona posição no ranking dos países com maior consumo.


Percentual de usuários de internet que utilizam canais online (incluindo redes sociais) para consumo de notícias. Média mundial: 82%. Brasil: 87%.

O uso de redes sociais como fonte de notícias no Brasil também fica acima da média mundial – a média é de 52% e o Brasil ocupa a oitava posição com 64% dos internautas usando esta fonte.


Percentual de usuários de internet que utilizam as redes sociais como fonte de notícias. Média mundial: 52%. Brasil: 64%.

Ao mesmo tempo em que os internautas brasileiros usam, acima da média mundial, canais online e redes sociais como fonte de notícias, o nível de desconfiança com fake news no Brasil é o mais alto do mundo – 85% dos internautas brasileiros têm preocupação com fake news na internet, enquanto a média mundial é de 55%.


Percentual dos usuários de internet que manifestam preocupação com a veracidade das notícias na internet (fake news): Média mundial: 55%. Brasil: 85%.

Além da desconfiança com as notícias, os internautas brasileiros se preocupam também com o mau uso dos seus dados pessoais – 81% têm esta preocupação, atrás apenas dos portugueses que somam 82%.


Percentual dos usuários de internet que manifestam preocupação com o mau uso de seus dados pessoais. Média mundial: 64%. Brasil: 81%.

Fonte: Digital 2019 Q3 Global Digital Statshot / Hootsuite / We Are Social

Posts Relacionados
MídiaClipping Edição 2024 2
MídiaClipping Edição 2024 2

O clipping da indústria do conteúdo de áudio Esta é a segunda edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio,...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.