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O critério de viewability avalia se um banner impresso em uma página web foi de fato visto pelo usuário. Agora, o Media Rating Council (MRC) está propondo algo equivalente para o áudio na internet. No documento Digital Audio Measurement Guidelines, em fase de consulta pública nos EUA, o MRC propõe diretrizes para verificar a entrega tanto do conteúdo como da publicidade em áudio. Com esta padronização, o MRC poderá auditar e certificar players de áudio, dando assim mais credibilidade ao processo de entrega de publicidade.

Em um dos critérios propostos, um áudio só poderá ser considerado entregue e ouvido se tiver sido reproduzido por, pelo menos, dois segundos – claro, comprovadamente sem acionamento do mute e sem redução do volume do player a zero.

Quatro situações estão sendo discutidas:

  • Conteúdo estático e publicidade estática distribuídos por streaming em simulcast com o over-the-air.
  • Conteúdo estático e publicidade estática distribuídos por serviços internet-only.
  • Modelos de operação com conteúdo estático e inserção dinâmica de publicidade.
  • Modelos com conteúdo e inserção de publicidade dinâmicos.

Estão também envolvidos no projeto o Radio Advertising Bureau (RAB), o Committee on Local Radio Audience Measurement (COLRAM) da NAB, o Interactive Advertising Bureau (IAB) e o IAB Tech Lab.

Veja também:
Viewability: existem banners não vistos, mas não existem spots não ouvidos

Fonte: Inside Radio

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