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Radar   Podcasting   

 

O estudo Podcast Sponsorship Effectiveness, realizado pela Nielsen Digital Media Lab, investigou como a publicidade em podcasts impacta os ouvintes.

A publicidade em podcasts foi relatada de forma positiva pelos entrevistados que ouviam regularmente os episódios:

  • 83% dos entrevistados afirmaram que o comunicador era autêntico e natural ao fazer o anúncio
  • 74% afirmaram que o patrocinador se encaixava bem com o conteúdo do podcast
  • 78% não se importavam com anúncios ou patrocinadores porque sabiam que eles é que viabilizavam a produção

Os anúncios aumentaram o conhecimento dos ouvintes (awareness) sobre novos produtos e serviços:

  • 62% lembraram corretamente da marca anunciada no podcast
  • 69% dos que estavam expostos à publicidade nos podcasts concordaram que os anúncios aumentaram o seu conhecimento sobre novos produtos ou serviços
  • 62% concordaram que a publicidade nos podcasts fizeram com que eles considerassem os novos produtos e serviços

Em um teste de alavancagem de intenção de compra realizado na pesquisa, anúncios em áudio superaram em performance os anúncios com pre-roll de video em 57% dos casos. Destes, 85% eram na voz do comunicador.

A pesquisa também apurou que há uma parcela de ouvintes de podcasts que são receptivos à ideia de se inscrever como “membros” da série de programas, com o propósito de patrocinar a produção e seus comunicadores. Comédia (72%), notícias (57%) e sociedade e cultura (53%) foram os gêneros de podcasts com os maiores percentuais de ouvintes abertos à pagar pelo conteúdo.

Fonte: Nielsen Digital Media Lab / Podcast Sponsorship Effectiveness

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