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IAB melhora perspectiva para publicidade digital e espera maior crescimento para o áudio

30/09/2024 | Mercado, Podcasting, Publicidade, Rádio OTA

O mercado americano de anúncios digitais está se mostrando mais forte em 2024 do que o previsto inicialmente, o que levou o Interactive Advertising Bureau (IAB) a revisar suas projeções de crescimento dos investimentos em publicidade para este ano. O IAB agora prevê que o mercado geral de anúncios digitais crescerá 11,8% em relação ao ano anterior, em comparação com o aumento projetado de 9,5% feito em novembro passado.

Impulsionando essas mudanças está uma aceleração no mercado de anúncios nos últimos meses. Alimentado pelos gastos eleitorais e outros eventos cíclicos, o IAB afirma que os gastos com anúncios digitais estão a caminho de saltar 16% na segunda metade de 2024, em comparação com uma taxa de crescimento de 7,9% durante a primeira metade do ano.

“Quase todos os canais devem registrar taxas de crescimento mais altas ano a ano”, diz o IAB na atualização.

O podcasting está recebendo uma das revisões mais significativas para cima. O IAB agora estima que os investimentos totais em anúncios em podcasts crescerão 12,6% este ano, uma melhoria de três pontos em relação à previsão anterior. E não se trata apenas de áudio sob demanda. O IAB afirma que os investimentos em anúncios em áudio digital, excluindo podcasts, também crescerão a uma taxa mais rápida, subindo 8,3% este ano, em comparação com a taxa de 6% prevista anteriormente.

A participação do áudio digital no total dos investimentos em publicidade também deve expandir. O IAB agora estima que os podcasts captarão 5,4% do total dos dólares gastos por anunciantes neste ano, o que é mais de um terço melhor do que a participação de 3,8% projetada em novembro passado. O áudio digital, excluindo podcasts, adicionará mais 3,6% de participação, dando ao áudio não transmitido por radiodifusão uma participação total de 9%, de acordo com a previsão do IAB.

A televisão está experimentando a recuperação mais rápida nos investimentos, graças ao seu papel na publicidade eleitoral e em eventos como as Olimpíadas. Mas, de acordo com o IAB, é a TV conectada (CTV) e não a TV tradicional que terá o crescimento mais rápido. A previsão é que os investimentos em anúncios na CTV liderem todos os canais de mídia, com um aumento de 18,4% ano a ano em 2024, em comparação com uma taxa de crescimento de 4,3% para a TV linear.

“O vídeo digital continua a representar a maior fatia dos investimentos em anúncios, enquanto a participação das mídias tradicionais diminui”, diz a atualização do IAB. “Apesar de um aumento temporário devido a eventos cíclicos, a participação da TV linear nos investimentos em anúncios continua a diminuir, assim como outras mídias tradicionais, refletindo a mudança contínua para plataformas digitais.”

O IAB credita as revisões à diminuição das preocupações com a economia como um todo. Enquanto 49% dos compradores disseram em novembro passado que estavam preocupados com uma desaceleração econômica, hoje apenas 38% têm essa preocupação.

Por outro lado, outras preocupações são mais urgentes na mente dos anunciantes. Quarenta e seis por cento dizem que uma de suas maiores preocupações é a medição de mídia entre diferentes canais, enquanto 36% estão preocupados com a inflação da mídia e 23% estão tentando entender a IA generativa. Além disto, cerca de um em cada cinco (22%) dos profissionais de marketing entrevistados disse que uma de suas maiores preocupações estava relacionada a garantir a segurança e a adequação da marca.

Fonte: Inside Radio

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