O Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
Rádio: uma oportunidade para alcançar consumidores de alto poder aquisitivo
Uma análise do Katz Radio Group nos Estados Unidos, baseada em dados da MRI-Simmons, revela que o rádio se mostra um destino de mídia estratégico para alcançar pessoas de alto poder aquisitivo e que são grandes consumidores em diversas categorias. Alguns formatos de rádio têm até mesmo um público com mais poder aquisitivo que alguns canais de TV, jornais e revistas de audiência qualificada. Leia Mais
Nova versão do RadioDNS integra o rádio tradicional e aplicativos no carro
A nova funcionalidade nos padrões do RadioDNS ajuda os ouvintes a executarem cinco ações a partir da função “Rádio” do veículo: encontrar e instalar o aplicativo correspondente da emissora; iniciar e navegar pelo aplicativo da emissora; explorar recomendações de conteúdo da emissora (“deep linking”); retroceder o programa de rádio ao vivo atual, dentro do seu aplicativo; usar a transmissão tradicional, gratuita e confiável, para ouvir a rádio ao vivo a partir do seu aplicativo. Leia Mais
Spotify faz acordo para publicar audiolivros narrados pela IA da plataforma da ElevenLabs
A partir de agora, conteúdos narrados por inteligência artificial usando a tecnologia da ElevenLabs poderão ser distribuídos na plataforma por meio da Findaway Voices. A descrição do audiolivro começará com a frase: “Este audiolivro é narrado por uma voz digital”, e essa informação também aparecerá nos metadados. Leia Mais
Festivais e streaming impulsionam o consumo de músicas em Smart TVs no Brasil
Dados recentes da Samsung Ads indicam um consumo significativo de música em suas plataformas, especialmente durante eventos como o Lollapalooza e o Rock in Rio. No Brasil, o consumo de música se mantém relevante, com uma média de 24,9 horas semanais dedicadas à audição. Desse total, 63% dos ouvintes estão na faixa etária de 16 a 64 anos e 33% dos usuários de CTVs consomem conteúdo musical em seus dispositivos. Leia Mais
GroundTruth expande atribuição de tráfego físico para anúncios de áudio digital
A GroundTruth, plataforma de mídia conhecida por mensurar o impacto de anúncios online em visitas a lojas físicas, anunciou a expansão de suas operações para o áudio digital. A novidade permite que campanhas em podcasts e serviços de streaming também contem com atribuição de tráfego físico, utilizando uma metodologia de rastreamento individualizado — identificando quando um ouvinte visita um local específico após escutar um anúncio. Leia Mais
YouTube alcançou marca de 1 bilhão de ouvintes de podcasts
O YouTube anunciou recentemente que, em janeiro, sua plataforma atingiu a marca de 1 bilhão de ouvintes mensais de conteúdo classificado como podcast. Além disso, a empresa informou que 400 milhões de horas de podcasts foram consumidas mensalmente através de TVs. Entretanto, há dúvidas sob a forma como estes dados são computados (ver o artigo). Leia Mais
Ouvintes de notícias usam o rádio tradicional como fonte mas o digital avança
Pesquisa revela um público altamente engajado com mídias eletrônicas. No caso do rádio, 76% dos ouvintes de podcasts de notícias afirmaram ouvir rádio AM/FM mensalmente, uma porcentagem superior aos 64% registrados entre os ouvintes que não consomem podcasts de notícias. No entanto, os ouvintes relataram uma redução no tempo dedicado ao rádio: 24% dos ouvintes de podcasts de notícias afirmaram ter ouvido menos rádio nos 12 meses que antecederam a pesquisa, percentual um pouco inferior aos 27% constatados dentre os demais ouvintes de podcasts. Leia Mais
Podcasts e rádio são ouvidos em todos os lugares mas a audiência em casa se destaca
A edição do último trimestre de 2024 da pesquisa Share Of Ear revelou que 67% do tempo diário de audição de podcasts no mercado americano acontece dentro de casa. Leia Mais
Audacy vende o domínio Radio.com
A Audacy colocou originalmente o domínio Radio.com em leilão em dezembro de 2022, com um lance mínimo de US$ 2,5 milhões. O leilão foi encerrado em março de 2023 sem que houvesse um comprador. No entanto, agora a empresa conseguiu vender o domínio. O valor da venda e o nome do comprador não foram divulgados. Leia Mais
YouTube lança assinatura ‘Lite’ que inclui podcasts e conteúdo não musical
O YouTube está apostando mais forte na receita de assinaturas ao expandir sua opção Premium Lite para os EUA. A oferta permitirá que os usuários acessem podcasts e outros conteúdos que não sejam músicas sem anúncios e por um preço mais baixo do que a assinatura tradicional. Leia Mais
Aplicativo de IA independente da Meta vai rivalizar com ChatGPT e Gemini
A Meta está planejando lançar um aplicativo independente de assistência por inteligência artificial para competir com o ChatGPT e o Gemini do Google, expandindo sua presença além das plataformas atuais como Facebook e WhatsApp. A iniciativa deve ocorrer neste trimestre, elevando o nível da atuação da Meta no mercado de IA. Leia Mais
Solar Grove lança receptor portátil DRM com preço “acessível”
A empresa anunciou o início da fabricação, na Índia, do seu receptor de rádio modelo N88, compatível com todas as bandas (OM, OC, VHF) em modos analógico e digital DRM. Leia Mais
AudioShake usa IA para separar instrumentos e até vozes sobrepostas em áudios
A AudioShake está lançando o modelo Multi-Speaker, um recurso descrito como o primeiro modelo do seu tipo que faz a separação de múltiplos interlocutores com áudio de alta resolução. Sua função é separar um número ilimitado de interlocutores em trilhas de áudio individuais (veja a demonstração no artigo). Leia Mais
Novo plano de música suportada por anúncios da SiriusXM será lançado até o final do ano
Diante do crescimento desacelerado de assinantes, a SiriusXM (rádio por assinatura na América do Norte) planeja estrear sua modalidade com suporte de anúncios até o fim deste ano. Leia Mais
Branded podcasts conectam marcas a fãs engajados
Branded podcasts são uma estratégia eficaz para marcas construírem conexões autênticas e duradouras com um público engajado, especialmente com os 15% de ouvintes Brand Fans (que se dizem muito prováveis de ouvir um podcast de sua marca favorita). Eles valorizam conteúdo relevante, recomendam ativamente e enxergam valor na presença das marcas. Leia Mais
Rádio AM/FM mantém sua dominância nos carros e no áudio com publicidade
O rádio tradicional AM/FM continua sendo a principal escolha de escuta dentro dos carros em 86% das ocasiões e alcança dois terços do público dos EUA diariamente, segundo o relatório Share of Ear da Edison Research para o quarto trimestre de 2024. O AM/FM também representa 69% do áudio com suporte de anúncios. Leia Mais
Radio World anuncia os melhores produtos lançados no NAB Show
Veja a lista de produtos no artigo. Leia Mais
YouTube está criando aba dedicada aos podcasts em seus aplicativos para Android TV
O YouTube está trazendo uma nova integração para os seus aplicativos de Android TV, com a introdução de uma aba dedicada a “Podcasts” na barra lateral, já disponível para alguns usuários. Essa novidade oferece aos podcasts o mesmo destaque da aba “Filmes & TV”, permitindo uma experiência mais organizada. A mudança significa que os usuários não precisarão mais procurar por canais específicos para acessar podcasts ou episódios, tornando a navegação mais simples e eficiente. Leia Mais
Recurso “Audio Overview” agora está disponível no Gemini
O recurso, que já fazia sucesso no NotebookLM, agora está disponível no Gemini. Ele transforma documentos, apresentações e relatórios em conversas dinâmicas em formato de podcast entre dois apresentadores de IA, que resumem o conteúdo, fazem conexões entre os temas e oferecem novas perspectivas. A funcionalidade já está sendo lançada globalmente em inglês para assinantes do Gemini e Gemini Advanced, com mais idiomas em breve. É possível ouvir pelo navegador ou no app móvel, compartilhar ou baixar para escutar quando quiser. Leia Mais
OpenAI lança modelos de voz text-to-speech e speech-to-text avançados
Os novos modelos de fala da OpenAI elevam o padrão de precisão e confiabilidade tanto na transcrição quanto na síntese de voz, mesmo em cenários desafiadores como sotaques e ruídos. As transcrições em português apresentaram taxa de erro muito baixa, atrás apenas do inglês e espanhol. Já os modelos de texto para fala permitem personalizar o estilo e o tom da voz gerada, o que amplia as possibilidades de uso em atendimento ao cliente e narrativas criativas, com vozes mais empáticas e expressivas. Siga o link para ouvir exemplos e experimentar a plataforma. Leia Mais
Google NotebookLM agora suporta o português brasileiro no recurso Audio Overview
O recurso “Audio Overview”, que simula uma conversa entre dois apresentadores de podcast baseada em documentos fornecidos como fonte, está disponível em beta para diversas línguas, incluindo o português do Brasil (veja como configurar no link). Leia Mais
Modo de voz do ChatGPT ganha personalidade
A atualização mais recente da OpenAI para o Modo de Voz Avançado tornou o assistente de voz do ChatGPT mais amigável e menos interruptivo, melhorando as conversas. Leia Mais
Podcasts em vídeo seguem em alta entre públicos de todas as idades
Estudo aponta que o formato em vídeo está cada vez mais presente na experiência dos ouvintes de podcasts, com o YouTube liderando como plataforma de consumo e descoberta. No entanto, o áudio continua predominante em situações móveis, como no carro e durante tarefas. As redes sociais, especialmente o YouTube, são essenciais para descobrir novos podcasts. Para os criadores, apesar dos desafios na produção de vídeo, isso representa uma oportunidade para ampliar a audiência. Leia Mais
SiriusXM publica manual sobre medição de ROI em áudio digital
O manual discute os principais conceitos e métricas referentes às medições de qualidade e eficácia do anúncio. Leia Mais
Rádio é a mídia de maior credibilidade para os brasileiros
Entre as mídias analisadas pela pesquisa do jornal Valor Econômico, a que obteve maior índice de confiança foi o rádio, com 81% de credibilidade e 47% de frequência de acesso. Leia Mais
Anúncios cansam mais os profissionais de marketing do que o público de rádio
Estudo do RAB mostra que os anúncios em rádio cansam mais os profissionais de marketing do que o público. Da amostra de 25.000 anúncios, apenas dois apresentaram uma queda em algumas métricas de eficácia criativa. Leia Mais
Samsung Ads estreia formato interativo de jogo na CTV
A Samsung Ads lançou o GameBreaks, um novo formato de anúncio interativo para o Samsung TV Plus nos Estados Unidos e Canadá. O formato inclui mini-jogos exibidos durante os intervalos comerciais, começando com o jogo de perguntas e respostas “The Six”, o primeiro a oferecer anúncios jogáveis. Testes iniciais mostraram que o GameBreaks aumentou em 53% a lembrança da marca e foi preferido por 89% dos espectadores em comparação com os anúncios tradicionais. Leia Mais
IAB Brasil lança manual de boas práticas para IA na publicidade digital
Desenvolvido pelo Comitê de Assuntos Regulatórios e Jurídicos, o material ajuda marcas, agências e plataformas a entenderem como aplicar a IA de forma ética, segura e alinhada às leis. O conteúdo aborda temas como regulamentação, proteção de dados, brand safety e mensuração. Leia Mais
DRM discute simulcast na faixa de FM com a sua tecnologia de rádio digital
O consórcio DRM discute o que afirma ser “a forma mais econômica e eficiente de introduzir serviços digitais na faixa FM”. Leia Mais
Spotify reformulou sua plataforma de anúncios com exchange programática e IA
O Spotify reformulou sua plataforma de publicidade com o lançamento do Spotify Ad Exchange, que permite acesso programático ao seu inventário de áudio, vídeo e display. A empresa também introduziu os Gen AI Ads para criação automatizada de anúncios e expandiu suas ferramentas de autoatendimento, recursos de segmentação e mensuração – facilitando para os anunciantes a compra, criação e acompanhamento de campanhas junto ao público global da plataforma. Leia Mais
Broadcast Bionics lança ferramenta de IA para apoiar atendimento de ouvintes
O BionicScribe é um produto projetado para transcrever conteúdo de voz em texto, como chamadas telefônicas e mensagens de ouvintes. O objetivo principal do BionicScribe é melhorar a eficiência e a interação com o público. Leia Mais
MusicMaster faz parceria com VOITRAI para oferecer locução com IA e automatização
Unindo forças com a VOITRAI, a MusicMaster está utilizando inteligência artificial para oferecer locuções “ousadas e naturais” para notícias, entretenimento e apresentações de músicas. As vozes, o conteúdo e o estilo podem ser personalizados estilo para combinar com a identidade sonora da emissora. Leia Mais
ENCO atualiza aiTrack para permitir inserções dinâmicas no playout e na automação
A ENCO apresentou atualizações para o aiTrack, aprimorando suas capacidades de inserção dinâmica de conteúdo para emissoras de rádio. Lançado em 2024, o recurso utiliza IA e síntese de voz para criar e inserir conteúdo em tempo real, como notícias de última hora, clima e esportes, em transmissões ao vivo. As principais melhorias incluem a integração com o sistema de automação de rádio DAD, permitindo que o aiTrack produza e insira automaticamente intervalos e faixas de voz geradas por IA. Leia Mais
Radioplayer apresenta nova proposta de rádio híbrido para carros conectados
Durante o NAB Show 2025, a organização que desenvolve o aplicativo Radioplayer fez uma demonstração de um protótipo de rádio híbrido voltado para carros conectados (veja a demonstração no link). O novo app se destaca por uma abordagem centrada nas emissoras, com foco em controle, visibilidade e integração direta com o ouvinte por meio do painel dos veículos. Leia Mais
Spotify lança ferramentas com IA e amplia acesso à publicidade em áudio digital
O Spotify anunciou recentemente o lançamento de novas ferramentas voltadas à automação da publicidade digital, com foco em facilitar o acesso de pequenas e médias empresas à mídia em áudio. O Spotify Ad Exchange é uma plataforma de áudio programático e capacidade para gerar spots criados por IA (veja um exemplo no link) Leia Mais
RAB: o digital representa um quarto da receita de publicidade do rádio nos EUA
Os dados mostraram que o digital agora representa 24% da receita total de publicidade do rádio – um salto significativo em relação aos 20% da era da pandemia. No entanto, apenas 28% dos anunciantes de rádio atualmente compram produtos digitais das emissoras. Leia Mais
Spreaker adiciona segmentação contextual com integração do Sounder
A Triton Digital integrou a plataforma de inteligência de áudio com IA da Sounder ao seu serviço de podcasts Spreaker, permitindo que os compradores apliquem segmentação contextual e de adequação de marca em conteúdos em inglês disponíveis no Spreaker. Leia Mais
NAB 2025: a IA está transformando a produção, o conteúdo e o modelo de negócios das rádios
Este artigo destaca como a inteligência artificial está transformando a produção, o conteúdo e os modelos de negócios no rádio, com foco em personalização, eficiência e criatividade. Durante o NAB Show 2025, especialistas apresentaram aplicações práticas da IA em redações, marketing e geração de receita, além de discutirem os desafios éticos e legais do uso dessas tecnologias. Leia Mais
OIT revela impactos na IA no emprego mas radialistas estão menos expostos
Mesmo com o avanço da inteligência artificial no campo da produção, locutores de rádio, televisão e outras mídias ainda tendem menos que outros profissionais a serem substituídos pela IA. Leia Mais
Anúncios lidos por comunicadores de rádio geram maior engajamento e recall
As taxas de engajamento são significativamente mais altas para anúncios lidos pelos próprios apresentadores, conforme indica uma pesquisa da Audacy: os ouvintes têm 2,7 vezes mais chances de perceber esses anúncios no rádio tradicional e cinco vezes mais chances em podcasts. Esse engajamento é atribuído à entrega autêntica e pessoal feita pelos comunicadores, que gera maior conexão com o público, resultando em um aumento na lembrança da marca e na intenção de compra. Leia Mais
Spotify está investindo na produção de audiobooks em outros idiomas além do inglês
O Spotify anunciou que está investindo US$ 1,14 milhão para aumentar a produção de audiolivros outros idiomas além do inglês, começando pelo francês e holandês. “Na França, continuamos atraindo um público mais jovem e diversificado para os audiolivros, com quase 60% dos ouvintes entre 18 e 34 anos representando mais da metade de todas as horas de escuta”, afirma a empresa. Leia Mais
Receita de podcasts nos EUA cresce e mídia programática se destaca
A receita publicitária de podcasts disparou 26,4% em 2024, ultrapassando US$ 2,4 bilhões e se recuperando do crescimento mais lento de 2023. O IAB atribui esse avanço à expansão das redes de podcasts, aos anúncios políticos e à melhoria na segmentação de audiência. O áudio digital, de forma geral, cresceu 8,5%, enquanto a compra programática de anúncios subiu de forma acentuada, refletindo a migração dos anunciantes para a automação, eficiência e engajamento multiplataforma. O IAB afirma que, no total, os investimentos em publicidade na internet cresceram 14,9% no ano passado, o maior avanço desde 2021. Leia Mais
Podcasts em vídeo podem ser o próximo passo na estratégia de conteúdo da Netflix
Com o crescimento dos podcasts em vídeo — especialmente nas smart TVs — a Netflix está explorando a possibilidade de incorporar esse formato à sua plataforma. O co-CEO Ted Sarandos confirma que a empresa está aberta a trabalhar com mais criadores, já que os talk shows vêm se consolidando dentro do universo do podcasting. A iniciativa pode ser uma forma de conter o domínio do YouTube, que atualmente supera a Netflix na participação do tempo de exibição na TV nos Estados Unidos. Leia Mais
TuneIn faz parceria com Visteon para aumentar a presença nos carros
A TuneIn firmou parceria com a Visteon, que fabrica sistemas infotainment para veículos. As estações de rádio e os podcasts da TuneIn serão adicionados à biblioteca de aplicativos automotivos da Visteon. No Brasil, a Visteon é fornecedora da Volkswagen. O TuneIn está agora disponível em aproximadamente 200 dispositivos conectados e marcas automotivas. Leia Mais
Spotify oferece novas ferramentas para podcasters expandirem sua audiência e engajamento
O Spotify lançou novas ferramentas para ajudar os podcasters a se conectarem, compartilhar e serem encontrados. As atualizações incluem reações nas seções de comentários, expansão dos clipes em vídeo e capítulos editáveis, um novo ranking de Podcasts em Alta e links compartilháveis rastreáveis para redes sociais. Esses recursos visam impulsionar a descoberta e aprimorar as estratégias de promoção fora da plataforma para os criadores. Leia Mais
Investimento publicitário no Brasil cresceu 10% em 2024
Data Stories da Kantar indica que em 2024 o investimento publicitário atingiu o patamar de R$ 88 Bilhões, um crescimento de 10% frente a 2023, duas vezes maior que a inflação acumulada do ano (4,73%) e superando também as variações de 2022 e 2023. De 2020 a 2024 o salto nos investimentos foi de 65%. Leia Mais
Spotify paga mais de US$ 100 milhões a podcasters no primeiro trimestre
Três meses após o lançamento do Spotify Partner Program – que oferece aos criadores elegíveis, que hospedam seus conteúdos na plataforma, acesso a múltiplas fontes de receita –, a empresa afirma ter alcançado um marco importante. Ela pagou mais de US$ 100 milhões a editoras e criadores de podcasts durante o primeiro trimestre. O Spotify também observou um “aumento significativo” na adoção de podcasts em vídeo entre os usuários. Leia Mais
SiriusXM está mudando sua estratégia para competir com o rádio tradicional AM/FM
O serviço de rádio por assinatura por satélite na América do Norte está focando diretamente na competição com o rádio tradicional AM/FM, buscando conquistar parte desse público com novos pacotes e preços mais acessíveis. A empresa aposta em um pacote gratuito suportado por publicidade e maior presença nos veículos para disputar espaço em um mercado onde o AM/FM ainda domina a escuta. Leia Mais
Streaming de áudio se destaca como o canal com o maior ROI para publicidade
Segundo a empresa de análise de mercado Big Chalk, o streaming de áudio é o canal com maior ROI para a publicidade (US$ 3,22 por dólar investido). O rádio está na nona posição com US$ 1,65 enquanto a TV linear ocupa a décima primeira e última posição da lista com US$ 0,62. Do maior para o menor ROI, a lista inclui os seguintes canais: Streaming Audio, Out of Home, Retail Media Networks, Paid Social Media, Digital Display, Online Video, Paid Search, CTV (Streaming TV), Terrestrial Radio, Print Media, Terrestrial TV. Leia Mais
Podcast do The New Yorker ganha prêmio Pulitzer 2025 para reportagem em áudio
Segundo a organização do Pulitzer, o podcast In the Dark é “uma combinação de narrativa envolvente e jornalismo incansável diante de obstáculos impostos pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, em uma investigação de quatro anos sobre um dos crimes mais notórios da guerra do Iraque – o assassinato de 25 civis iraquianos desarmados em Haditha.” Leia Mais
Estudo: o rádio continua sendo um meio de alta confiança em 2025
Uma pesquisa do Harker Bos Group no mercado americano indica que o rádio permanece como um meio altamente confiável e impactante, com 76% dos adultos ouvindo rádio AM/FM. Apesar do crescimento do streaming e dos podcasts, o rádio tradicional continua sendo a escolha preferida, especialmente durante o horário de trabalho e os deslocamentos. O estudo destaca a importância do conteúdo local, dos apresentadores ao vivo e da experiência curada que o rádio oferece, tornando-o uma plataforma de mídia única e confiável. Leia Mais
Spotify faz parceria com a IAS para reforçar a segurança de marca em anúncios de podcast
O Spotify firmou uma parceria com a Integral Ad Science (IAS) para implementar controles de segurança de marca impulsionados por IA na publicidade em podcasts dentro da Spotify Audience Network. Como parte de uma reformulação mais ampla de suas tecnologias de publicidade, a integração permite a classificação em nível de episódio, possibilitando que os anunciantes definam sua tolerância ao risco e garantam a adequação do conteúdo. Leia Mais
Spotify lança “Plays” para revelar a popularidade dos episódios de podcast
O Spotify está adicionando um novo dado para oferecer uma visão mais aprofundada sobre o desempenho dos episódios. A empresa está implementando o “Plays”, uma métrica pública que mostra quantas vezes um episódio de podcast foi ativamente ouvido ou visualizado. Leia Mais