RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Estudo recomenda ferramentas de IA econômicas para podcasts em vídeo

20/07/2025 | Inteligência Artifical, Podcasting

A carga de trabalho é uma das questões que os podcasters devem considerar ao decidir se vão expandir seus programas para o formato em vídeo.

O estudo Navigating the Video Podcast Boom, da The Podglomerate e do The Davey Awards, discute este desafio e indica que, para muitos produtores, a inteligência artificial faz parte da solução. De fato, de acordo com o estudo, dois terços dos criadores de podcasts já utilizam ferramentas de IA em seus fluxos de trabalho com vídeo. As legendas e traduções são os usos mais comuns, com quase três em cada dez usando IA para essas tarefas. E um em cada quatro afirma usar IA para editar episódios ou reaproveitar trechos.

“A IA pode ser especialmente útil para equipes pequenas ou podcasters solo. Sem uma equipe dedicada de marketing ou edição de vídeo, podcasts independentes frequentemente têm dificuldade em manter uma programação de publicação consistente. Esse desafio coloca programas menores em desvantagem”, afirma Morgan Swift, da Podglomerate. “Felizmente, existem ferramentas de IA que podem reduzir significativamente sua carga de trabalho em marketing”, ela escreve em um post no blog.

A pesquisa reúne respostas da Academy of Interactive & Visual Arts (AIVA), grupo com mais de 900 profissionais de mídia, marcas e instituições. O relatório sugere que os podcasters “mirem na simplicidade” ao lançar seus programas em vídeo, utilizando câmera de celular, tripé e uma luz de LED acessível para começar. Um quarto dos podcasters entrevistados recomendaria essa abordagem, enquanto cerca de um em cada dez sugeriria o uso de ferramentas de IA para edição de vídeo.

“Um pouco já faz muita diferença. Ter bom áudio, vídeo e iluminação é possível com orçamentos baixos”, diz Ana Sarai Peña, diretora de operações da Hispanic Communications Network. “A estratégia de conteúdo é mais importante do que ferramentas caras”, ela destaca no relatório.

“Não tenha medo de experimentar diferentes formatos e durações para descobrir o que seu público acha interessante”, aconselha Joni Deutsch, vice-presidente sênior de podcasting da Podglomerate. “Espere até ter testado um formato cinco ou seis vezes antes de descartá-lo – afinal, você nunca sabe o que pode viralizar, e precisa de dados suficientes para tomar decisões embasadas sobre sua estratégia de marketing para podcast”, ela escreve em um post no blog.

O relatório também destaca pontos que os criadores devem considerar e que podem tornar o vídeo uma má escolha. Isso inclui conteúdos que não se beneficiam do vídeo – como os voltados para reflexão ou temas mais complexos. Também há o risco de o vídeo acabar “distraindo” em vez de reforçar a mensagem. Em alguns casos, os ouvintes simplesmente não querem vídeo – como em séries que costumam ser consumidas durante multitarefas, como um podcast de notícias matinais. Outros fatores incluem uma produção visual fraca, episódios com pouco a mostrar (o que pode “cansar” o espectador), além de limitações orçamentárias e o tempo necessário para produzir vídeos.

Em um post no blog da Podglomerate, Morgan Swift indica ferramentas de IA úteis para apoiar as ações de marketing dos podcasters. Dentre elas, destacamos as relacionadas ao vídeo:

  • Descript – Esta plataforma multifuncional extrai automaticamente os momentos-chave do podcast para reaproveitamento nas redes sociais.
  • Castmagic – Esta ferramenta usa IA para gerar trechos curtos e envolventes a partir de áudios longos.
  • Recast Studio – Ferramenta de IA voltada para a criação de clipes curtos e audiogramas a partir de episódios de podcast.

O artigo com a lista completa de ferramentas pode ser visto aqui.

Fonte: Inside Radio / Podglomerate

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.