A década de 2020 tem sido positiva para a indústria de publicação musical, com crescimento contínuo das receitas, melhora nas taxas de royalties de streaming e aumento de investimentos em catálogos. Em 2023, as receitas globais das editoras cresceram 12%.
Durante as primeiras fases da era do streaming, a publicação musical tinha um papel secundário, com menor participação nas receitas de royalties. No entanto, à medida que o mercado amadureceu, decisões regulatórias favoráveis nos EUA, lobby ativo e estratégias de licenciamento mais eficazes aumentaram a participação das editoras na economia do streaming.
O negócio de publicação musical é agora uma indústria centrada no streaming, um segmento que representa mais da metade das receitas totais e que tem uma previsão de quase dobrar de volume entre 2023 e 2031. Esse forte crescimento do streaming ajudará as receitas totais de publicação musical a atingirem US$ 16,8 bilhões até 2031, um aumento de quase dois terços em relação aos níveis de 2023.
Além disto, outros fatores também ajudarão a impulsionar o crescimento deste mercado para as editoras. Dentre eles, as receitas dos shows ao vivo, os royalties mais caros provenientes de plataformas não musicais como TikTok, Meta e Snap e os royalties de performance em TV/vídeo alavancado pelo crescimento contínuo das assinaturas de serviços de vídeo on-demand.
Fonte: MIDiA Research