Os cálculos de cobertura das estações de FM foram realizados utilizando-se métodos recomendados pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) para o caso de transmissões ponto-área. Foram utilizados como parâmetros de cálculo, as características técnicas de transmissão das emissoras, conforme aprovadas pela Anatel, vigentes em julho de 2023. Eventualmente, podem haver revisões de atualização.
A plataforma define como área de cobertura de referência a região onde a qualidade da recepção em rádios portáteis e tuners dentro de casa é estimada como boa ou regular. A área é georreferenciada e representa uma aproximação teórica da região onde a intensidade de sinal é igual ou superior a 60 dBu.
Os dados estatísticos apresentados são estimativas computadas pela plataforma e representam indicadores de ordem de grandeza e medida relativa. Isoladamente, os valores devem ser interpretados no contexto das fontes dos dados e da metodologia indicadas como referências.
A população residente na área de cobertura é estimada de acordo com os setores censitários cobertos e a população do município projetada pelo IBGE para o ano de 2022.
O perfil demográfico do público servido por uma rádio é estimado a partir dos dados dos setores censitários localizados dentro da área de cobertura de referência, calculada pela metodologia da plataforma.
O perfil é calculado a partir dos dados do Censo 2010 e projetados para a população residente em 2022, segundo dados publicados pelo IBGE para os municípios brasileiros.
A estratificação de classes econômicas segue o critério IBGE de faixas de rendimento familiar em número de salários mínimos. A faixa das Classes AB corresponde aos rendimentos familiares de 5 ou mais salários mínimos. A Classe C corresponde a faixa de rendimentos entre 2 e 4 salários mínimos. A faixa das Classes DE corresponde aos rendimentos familiares inferiores a 2 salários mínimos.
A plataforma utiliza os resultados da votação em primeiro turno das eleições de 2022, conforme divulgados pelo TSE, para traçar o perfil político da população dentro da área de cobertura. São considerados os municípios com o setor censitário da sua sede localizado dentro desta área.
Os votos são classificados como de direita, centro-direita, centro, centro-esquerda ou esquerda. Os votos de direita são considerados como um perfil "conservador", os de esquerda como "progressista" e os demais, de centro, como "moderado".
A classificação reflete a votação de cada partido associada às métricas propostas pela Folha de São Paulo na matéria "O que faz um partido ser de direita ou esquerda: Folha cria métrica que posiciona legendas" (21/09/2022).
Marketplace de Projetos
Conheça as Rádios