Os cálculos de cobertura das estações de FM foram realizados utilizando-se métodos recomendados pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) para o caso de transmissões ponto-área. Foram utilizados como parâmetros de cálculo, as características técnicas de transmissão das emissoras, conforme aprovadas pela Anatel, vigentes em julho de 2023. Eventualmente, podem haver revisões de atualização.
A plataforma define como área de cobertura de referência a região onde a qualidade da recepção em rádios portáteis e tuners dentro de casa é estimada como boa ou regular. A área é georreferenciada e representa uma aproximação teórica da região onde a intensidade de sinal é igual ou superior a 60 dBu.
Os dados estatísticos apresentados são estimativas computadas pela plataforma e representam indicadores de ordem de grandeza e medida relativa. Isoladamente, os valores devem ser interpretados no contexto das fontes dos dados e da metodologia indicadas como referências.
O PIB da área de cobertura da rádio foi computado com base em dados do IBGE referentes ao ano de 2020. Os valores indicados consideram as contribuições dos municípios com o setor censitário da sua sede localizado dentro da área de cobertura.
Os dados das transações com PIX servem como indicadores da prática de pagamentos por meios eletrônicos.
Os pagamentos per capita, de pessoas físicas, representam o hábito de consumo da população via PIX. O balanço entre pagamentos e recebimentos indica se a região é mais exportadora ou importadora de valores, ou seja, tem um perfil mais comprador ou vendedor, respectivamente.
Os dados são do Banco Central, referentes ao ano de 2022.
Os dados são do IBGE, referentes ao ano de 2021, e foram computados para os municípios cobertos total ou parcialmente pela emissora.
O porte das empresas foi classificado conforme o número de funcionários e o segmento de atuação.
Os dados são do Banco Central, referentes ao ano de 2021.
A lista de instituições de ensino superior relaciona as entidades localizadas nos municípios com o setor censitário da sua sede localizado dentro da área de cobertura, conforme o Censo da Educação 2021.
São consideradas apenas as instituições com cursos presenciais. O mesmo critério se aplica à quantidade de matrículas, um indicador da população de universitários dentro da área de cobertura.
As entidades sócio-culturais e sem fins lucrativos são aquelas localizadas nos municípios com o setor censitário da sua sede localizado dentro da área de cobertura. Os dados são do IBGE, referentes ao ano de 2016. A densidade por habitante foi calculada para a população do mesmo ano.
Os dados de beneficiários de plano de saúde são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O total de beneficiários em um trimestre é calculado para o último mês do período e equivale a soma do número de beneficiários existentes em cada município dentro da área de cobertura de referência da emissora, ou seja, os municípios cujo setor censitário da sua sede está localizado dentro do contorno de 60 dBu.
O número de beneficiários em destaque corresponde ao trimestre mais recente da série histórica mostrada. A densidade de beneficiários por 10 mil habitantes corresponde ao segundo trimestre de 2022 e tem como referência a população levantada pelo censo demográfico do mesmo ano para a região.
Marketplace de Projetos
Conheça as Rádios