Rural FM

Mobilidade Urbana

Veículo Adicionado
Veículo adicionado pela plataforma

Deslocamento até o trabalho

Pessoas que trabalham fora

Pessoas 10+ anos que trabalham fora
460
4%

Tempo de deslocamento até o trabalho

Pessoas 10+ anos que se deslocam por 5min ou mais
353
3%
Pessoas x Tempo de Deslocamento

Frota de veículos

Frota de veículos nos municípios da região

Total
3.696
Veículos leves
2.353
Motos
682

Ano de fabricação dos veículos nos municípios da região

Média de idade dos veículos
19,3anos
Veículos x Ano Fabricação

Rodovias federais na área de cobertura

Indicadores e potencial de audiência

Extensão dos trechos na região
42,1km
Tempo médio de exposição
1h00
Tráfego médio diário de veículos
2.980+

Trechos

Extensão da cobertura

Tráfego na região de cobertura

Conceitos e Metodologia
Comunicar um Erro

Conceitos e Metodologia

Os cálculos de cobertura das estações de FM foram realizados utilizando-se métodos recomendados pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) para o caso de transmissões ponto-área. Foram utilizados como parâmetros de cálculo, as características técnicas de transmissão das emissoras, conforme aprovadas pela Anatel, vigentes em julho de 2023. Eventualmente, podem haver revisões de atualização.


Área de Cobertura de Referência

A plataforma define como área de cobertura de referência a região onde a qualidade da recepção em rádios portáteis e tuners dentro de casa é estimada como boa ou regular. A área é georreferenciada e representa uma aproximação teórica da região onde a intensidade de sinal é igual ou superior a 60 dBu.


Contexto de aplicação

Os dados estatísticos apresentados são estimativas computadas pela plataforma e representam indicadores de ordem de grandeza e medida relativa. Isoladamente, os valores devem ser interpretados no contexto das fontes dos dados e da metodologia indicadas como referências.


Área de Cobertura Veicular

A plataforma utiliza uma área de cobertura ampliada para avaliar a recepção veicular e o serviço em rodovias. É uma área que alcança maiores distâncias a partir da estação transmissora, na qual, sob determinadas condições, ainda se pode obter um boa qualidade de recepção em rádios portáteis fora de casa, tuners com antenas externas e, particularmente, veículos. O valor mínimo de intensidade de sinal de 54 dBu foi utilizado como referência para delimitar esta região.


Perfil Demográfico

O perfil demográfico do público servido por uma rádio é estimado a partir dos dados dos setores censitários localizados dentro da área de cobertura de referência, calculada pela metodologia da plataforma.

O perfil é calculado a partir dos dados do Censo 2010 e projetados para a população residente em 2022, segundo dados publicados pelo IBGE para os municípios brasileiros.


Frota de Veículos

A frota de veículos existentes na área de cobertura da rádio foi estimada considerando-se os dados de 2022 publicados pelo Denatran. Para o cálculo, são considerados os municípios com o setor censitário da sua sede localizado dentro da área de cobertura.

Na análise do ano de fabricação, foram considerados apenas os veículos fabricados a partir de 1970.


Cobertura de Rodovias

Os dados das rodovias federais são do Sistema Nacional de Viação 2021 do DNIT. Os dados de tráfego em cada direção, de cada trecho de rodovia cadastrado na base de dados, correspondem ao Volume Médio Diário Anual, ou seja, o número médio diário de veículos calculado ao longo de um ano.

A plataforma calcula o tráfego dentro da área de alcance da rádio, no caso, a área ampliada da “cobertura veicular”. Para cada rodovia, a plataforma estima o número médio diário de veículos que transitam nestes percursos, em ambas as direções. A estimativa é conservadora e desconsidera o tráfego de acessos intermediários.

O tempo médio de exposição é um indicador que corresponde ao tempo que um veículo, trafegando a uma velocidade de 90% da velocidade máxima permitida, levaria para percorrer todo o trecho da rodovia contido na área de cobertura.

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.
Os gráficos e tabelas do Guia Rádio são interativos. Passe o mouse ou toque nos gráficos para ver mais detalhes. Clique ou toque nas tabelas para reordenar as linhas.
Entendi