Radar

Radar   Conteúdo   

 

Os números de um concurso de podcasts de estudantes promovido pela NPR (National Public Radio) são surpreendentes.

O NPR Student Podcast Challenge recebeu quase 5.700 inscrições de todos os 50 estados e do Distrito de Columbia dos EUA. Ele incentiva os alunos das séries 5 a 12 e os professores a se concentrarem em um tópico ou lição e usar esse assunto para criar um podcast entre 3 e 12 minutos de duração.

A NPR diz que 1.580 escolas e aproximadamente 25.000 estudantes participaram do desafio deste ano, com podcasts focados em questões como mudança climática, controle de armas, uso de cigarros eletrônicos e saúde mental.

Um dos estudantes apresentou um trabalho digno de manchete. Aluno da sétima série em Nova Orleans, ele fez uma reportagem investigativa e descobriu traços de chumbo na água servida em sua escola. Mas havia também abordagens de assuntos menos pesados que falavam sobre ouriços, o que os adolescentes fazem quando estão em um estacionamento do Walmart no Kentucky, videogames, passagens pelo banheiro e outros.

Iniciativas deste tipo, que servem como uma luva também para o rádio, conseguem envolver o público jovem com a mídia, provocar degustação, promover o surgimento de novos produtores e ideias e, especialmente, criar novos jovens ouvintes. O projeto da NPR foi, certamente, muito bem sucedido neste sentido.

Fonte: Inside Radio / NPR

Compartilhar

Enviar um comentário

error: