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Meta começará a marcar conteúdo criado com inteligência artificial com etiquetas

29/04/2024 | Inteligência Artifical, Social

Em um post de blog, a Meta anunciou uma nova abordagem para lidar com o conteúdo de inteligência artificial nas publicações no Facebook, Instagram e Threads. Se a empresa detectar que uma imagem ou vídeo publicado é criado por IA ou é “mídia manipulada”, ele será automaticamente rotulado com uma etiqueta “Feito com IA”.

A medida segue recomendações do Conselho de Supervisão da Meta, um órgão que toma decisões de moderação de conteúdo nas plataformas de mídia social Facebook e Instagram em uma forma de “autogovernança da plataforma”. Elas refletem também mudanças nas políticas da Meta resultantes de pesquisas de opinião pública e consultas com acadêmicos, organizações da sociedade civil e outros.

Por um lado, a Meta está tornando mais abrangente a política que antes se limitava aos vídeos criados ou alterados por IA para fazer uma pessoa parecer dizer algo que não disse. Agora, elas passaram a considerar também o áudio e as fotos, que, da mesma forma, podem ser manipulados para mostrar uma pessoa fazendo algo que não fez.

Por outro lado, a empresa argumenta que correria “o risco desnecessário de restringir a liberdade de expressão” quando removesse “mídias manipuladas que não violam de outra forma os  Padrões da Comunidade [da Meta]”.

Assim, a companhia adotou uma abordagem “menos restritiva” para mídias manipuladas, com a inserção dos rótulos “Feito com IA”. Estas etiquetas serão inseridas nos posts quando a Meta detectar sinais compartilhados pela indústria de imagens de IA ou quando pessoas informam que estão enviando conteúdo gerado por IA. Estes rótulos se somarão ao “Imaginado com IA” que já é adicionado nas imagens fotorrealistas criadas usando o recurso Meta AI.

Segundo a companhia, em uma consulta com especialistas, a maioria das partes interessadas concordou que a “remoção deve ser limitada apenas aos cenários de maior risco, onde o conteúdo pode estar ligado a danos”, já que a IA generativa está se tornando uma ferramenta comum para expressão criativa.

Na mesma direção, em uma pesquisa de opinião pública com mais de 23.000 respondentes em 13 países, a Meta perguntou às pessoas como empresas de mídia social, como ela, deveriam abordar conteúdo gerado por IA em suas plataformas. Uma grande maioria (82%) favoreceu o rótulo de aviso para conteúdo gerado por IA que retrata pessoas dizendo coisas que não disseram.

Por fim, a Meta argumenta: “Concordamos que fornecer transparência e contexto adicional é agora a melhor maneira de lidar com esse conteúdo. Os rótulos cobrirão uma gama mais ampla de conteúdo, além do conteúdo manipulado recomendado pelo Conselho de Supervisão para rotulação. Se determinarmos que imagens, vídeos ou áudios digitalmente criados ou alterados criam um risco especialmente alto de enganar materialmente o público sobre um assunto importante, podemos adicionar um rótulo mais proeminente para que as pessoas tenham mais informações e contexto. Esta abordagem geral fornece às pessoas mais informações sobre o conteúdo para que possam avaliá-lo melhor e tenham contexto se virem o mesmo conteúdo em outro lugar.”.

Os rótulos começarão a ser publicados agora, em Maio 2024. Maiores detalhes podem ser vistos no post da Meta.

Fonte: Meta

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