RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Pesquisa global mostra o engajamento do ouvinte de músicas com o rádio

23/09/2024 | Rádio OTA, Serviços de Música

À medida que o debate sobre a relevância do rádio como ferramenta de descoberta musical continua, uma nova pesquisa está explorando porque pessoas ao redor do mundo continuam a recorrer ao rádio AM/FM para satisfazer suas necessidades musicais.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (International Federation of the Phonographic Industry – IFPI) descobriu que 76% dos ouvintes sintonizam o rádio principalmente por causa do conteúdo musical, com 67% dos entrevistados indicando que escolhem suas estações favoritas com base na seleção musical. Além disto, 63% dos pesquisados afirmaram que não ouviriam rádio se ele deixasse de transmitir música.

A IFPI afirma que, em termos de dispositivos de escuta, os métodos tradicionais ainda dominam: 65% usam receptores convencionais ou rádios de carro. Dispositivos móveis e computadores representam 17% do tempo de escuta, enquanto as smart speakers estão lentamente ganhando espaço, com 9% usando esses dispositivos.

No geral, o rádio representa 17% do tempo de consumo de músicas das pessoas.

Porém, mesmo não sendo a primeira das plataformas em termos de tempo de uso, a pesquisa mostrou que há um forte engajamento dos ouvintes com o rádio que, em alguns casos, supera até mesmo o streaming.

Isto pode ser observado em um comparativo do alcance, por faixa etária, do rádio com o streaming por assinatura. Entre o grupo mais jovem, de 16 a 24 anos, 59% ainda se envolvem com o rádio por causa da música – quase empatando com a taxa de uso de 60% desse grupo etário para serviços de streaming de áudio por assinatura.

O uso do rádio aumenta de forma constante nas faixas etárias mais velhas, com 71% dos jovens adultos de 25 a 34 anos sintonizando, em oposição a 62% que usam streaming. O engajamento com o rádio AM/FM atinge seu pico na faixa etária de 35 a 64 anos, onde se mantém consistentemente em ou acima de 77%, enquanto o uso de serviços de streaming fica em 50% ou menos.

O estudo foi realizado entre uma amostra demograficamente representativa da população online com idades entre 16 e 64 anos nos seguintes países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Polônia, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Reino Unido e EUA.

No total, mais de 43.000 usuários de internet foram pesquisados, com um número maior de respondentes em mercados maiores. Amostras variando entre 1.100 e 4.000 respondentes por mercado foram definidas de acordo com o tamanho da população online e a estrutura demográfica, conforme determinado pelos dados do censo mais recente em cada território. Isso garantiu que um erro padrão entre +/- 1,55% e +/- 2,95% fosse alcançado em todos os dados, com um nível de confiança de 95%.

O estudo da IFPI pode ser baixado aqui.

Veja também o post Descoberta de músicas tem novos paradigmas na era do streaming.

Fonte: Radio Ink

Posts Relacionados
Receita do rádio com o digital atinge novo recorde nos EUA
Receita do rádio com o digital atinge novo recorde nos EUA

O mais recente relatório anual de benchmarking digital do RAB e Borrell Associates revela que as receitas digitais da indústria de rádio no mercado americano atingiram um novo recorde e alcançaram US$ 2,1 bilhões no...

Spotify fechou o seu primeiro ano com resultado positivo
Spotify fechou o seu primeiro ano com resultado positivo

O Spotify anunciou seus resultados do quarto trimestre de 2024 e do fechamento do ano, revelando um forte crescimento em várias áreas. A empresa celebrou seu primeiro ano completo de lucratividade, superando as...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.