Em um webinar sobre podcasting nesta última semana, a Edison Research divulgou também alguns dados da sua pesquisa “Share of Ear”, realizada e atualizada trimestralmente. Foram apresentados os resultados consolidados do ano de 2016. Ao longo do ano, mais de 8 mil americanos participaram da pesquisa. Eles deveriam registrar, durante 24 horas, tudo o que estivessem consumindo em termos de conteúdo de áudio. O estudo é uma tabulação e análise destes dados.
A pesquisa mostrou que os americanos consomem, em média, 3:50 h de conteúdo de áudio por dia. Dentre as fontes utilizadas, o rádio AM/FM é líder absoluto com 54% do tempo de consumo. São considerados neste número tanto o rádio AM/FM (over-the-air) quanto o simulcast no online.
Este resultado não foi surpresa. Mas o estudo fez também um corte analisando o perfil dos participantes que são ouvintes de podcasts – foram considerados apenas aqueles que declararam ter ouvido algum podcast nas últimas 24 horas.
Dentro deste universo, o perfil de consumo ficou bastante diferente. A pesquisa mostrou que estes ouvintes consumiam mais conteúdo de áudio do que a média, um total de 5:57 h por dia. Além disto, a fonte principal de conteúdo eram os próprios podcasts que representavam 35% do tempo. O rádio vinha em segundo lugar, com 25% do tempo.
Interessante notar que para este público, em comparação com a média geral, a audiência do ouvinte parece migrar, em parte, do rádio para o podcast. É possível que isto esteja associado a algum processo de time-shift, um consumo do conteúdo do próprio rádio, porém, em horários diferentes e mais convenientes para o ouvinte.
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Fonte: Edison Research / Triton Digital