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Share of Ear: Rádio lidera no geral mas ouvinte de podcast tem um perfil diferente

25/04/2017 | Podcasting, Rádio OTA

Em um webinar sobre podcasting nesta última semana, a Edison Research divulgou também alguns dados da sua pesquisa “Share of Ear”, realizada e atualizada trimestralmente. Foram apresentados os resultados consolidados do ano de 2016. Ao longo do ano, mais de 8 mil americanos participaram da pesquisa. Eles deveriam registrar, durante 24 horas, tudo o que estivessem consumindo em termos de conteúdo de áudio. O estudo é uma tabulação e análise destes dados.

A pesquisa mostrou que os americanos consomem, em média, 3:50 h de conteúdo de áudio por dia. Dentre as fontes utilizadas, o rádio AM/FM é líder absoluto com 54% do tempo de consumo. São considerados neste número tanto o rádio AM/FM (over-the-air) quanto o simulcast no online.

 

Este gráfico mostra o share do tempo de consumo de conteúdo de áudio para ouvintes no mercado americano. Estes dados são referentes ao ano de 2016 e consideraram apenas os ouvintes com 13+ anos.

 

Este resultado não foi surpresa. Mas o estudo fez também um corte analisando o perfil dos participantes que são ouvintes de podcasts – foram considerados apenas aqueles que declararam ter ouvido algum podcast nas últimas 24 horas.

Dentro deste universo, o perfil de consumo ficou bastante diferente. A pesquisa mostrou que estes ouvintes consumiam mais conteúdo de áudio do que a média, um total de 5:57 h por dia. Além disto, a fonte principal de conteúdo eram os próprios podcasts que representavam 35% do tempo. O rádio vinha em segundo lugar, com 25% do tempo.

Interessante notar que para este público, em comparação com a média geral, a audiência do ouvinte parece migrar, em parte, do rádio para o podcast. É possível que isto esteja associado a algum processo de time-shift, um consumo do conteúdo do próprio rádio, porém, em horários diferentes e mais convenientes para o ouvinte.

 

Este gráfico mostra o share do tempo de consumo de conteúdo de áudio para ouvintes de podcasts no mercado americano. Foram considerados apenas os ouvintes que declararam ter ouvido um podcast nas últimas 24 horas. Estes dados são referentes ao ano de 2016 e consideraram apenas os ouvintes com 13+ anos.

 

Veja também: Rádio ganha de todas as outras plataformas juntas com 50% do tempo da audiência

Fonte: Edison Research / Triton Digital

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