A Edison Research divulgou recentemente os resultados do seu último estudo “Share of Ear” referente ao terceiro trimestre de 2016. A pesquisa avalia como os americanos consomem áudio, as plataformas utilizadas e o tempo gasto em cada uma.
Os principais resultados revelados por este estudo foram:
- O tempo gasto pelos americanos com sua biblioteca pessoal de músicas caiu 9%. Os americanos estão mudando da compra de entretenimento (CDs e DVDs) para o “aluguel” (streaming) de conteúdo de serviços como Spotify e Netflix. Com a queda das vendas de músicas, o tempo gasto com bibliotecas pessoais caiu de 15,1% em 2015 para 13,8%.
- O share de audiência do Pandora (principal serviço de música nos EUA) se manteve no mesmo patamar do ano anterior.
- O forte crescimento do Spotify no início de 2016 desacelerou ao longo do ano. Na faixa de 18-24 anos, o Spotify ganha do Pandora no tempo de audiência.
- A audiência do Apple Music caiu à metade em relação ao ano anterior.
- Apesar do crescimento de opções de streaming de música, o rádio AM/FM continua a dominar com 50% do tempo de audiência. Os serviços de música cresceram à custa da diminuição do tempo gasto com as bibliotecas pessoais e não pela captação de share do rádio AM/FM. No trimestre divulgado agora, o share do rádio AM/FM foi 14 vezes maior que o do Spotify e 8 vezes maior que o do Pandora.
Fonte: Westwood One