Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo produtor de podcasts é promover a sua série. Ser achado e conhecido em catálogos que tem milhões de outros itens e que crescem aceleradamente a cada dia é extremamente desafiador.
Os podcasts produzidos pelas rádios tem uma vantagem neste sentido: a divulgação para os ouvintes da própria emissora. O fato do podcast estar, em geral, associado à um determinado programa ou comunicador já conhecido pelo ouvinte, facilita ainda mais este trabalho de divulgação.
De fato, a pesquisa Techsurvey 2019, realizada com ouvintes de rádio americanos e canadenses, mostrou que, dentre aqueles que ouviam podcasts semanalmente, 30% descobriam novos podcasts através do rádio AM/FM.
Entretanto, a recomendação de amigos, familiares, colegas de trabalho e outros conhecidos se mostrou o mecanismo mais frequente pelo qual estes ouvintes descobriam novos podcasts – seja em uma conversa presencial ou via redes sociais, esse marketing boca-a-boca foi mencionado por até 40% deles.
Estes dados estão em linha com as constatações do estudo The Podcasts Consumer 2019, uma pesquisa realizada com o público em geral, no caso, americanos com 12+ anos. Neste universo, 73% dos entrevistados que ouviam ao menos um podcast por mês mencionaram que descobriam, frequentemente ou ocasionalmente, novos podcasts fazendo buscas na internet. Em seguida, vinham as menções às redes sociais (67%) e às recomendações de amigos e familiares (66%).
Fonte: Techsurvey 2019 / Jacobs Media / The Podcast Consumer 2019 / Edison Research