Apesar da característica de portabilidade dos podcasts, o local mais frequente em que se ouve é em casa. Em segundo lugar, vem o carro. Estas constatações são da pesquisa The Podcast Consumer 2019, realizada no mercado americano.
Interessante notar que os podcasts estão sendo mais ouvidos em lugares que são estratégicos para o rádio. Essa “infiltração” está ocorrendo nas residências, onde o rádio tem a sua maior audiência, e nos carros, um território até bem pouco tempo exclusivo do rádio.
Outro aspecto interessante do hábito de ouvir podcasts diz respeito às atividades nas quais o ouvinte está envolvido enquanto escuta os seus episódios. Contrariando a máxima de que o rádio ou, mais amplamente, o conteúdo de áudio tem a vantagem de poder ser consumido simultaneamente com a execução de outras atividades, a pesquisa mostrou que, na maioria das vezes, o ouvinte de podcasts não está fazendo nada além de escutar o episódio.
Verdade, porém, que quase todas as demais atividades mencionadas são de simultaneidade. Tipicamente, destacamos: fazer as tarefas domésticas, cozinhar e dirigir.
Fonte: The Podcast Consumer 2019 / Edison Research