RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Estudo da Adobe mostra potencial da publicidade e do comércio eletrônico nas plataformas de voz

18/06/2019 | Smart Speakers, Tecnologia

A Adobe Digital Insights divulgou uma pesquisa sobre assistentes de voz realizada no mercado americano no ultimo mês. O estudo se baseou em entrevistas online com 1.025 americanos 18+ anos. O requisito para participar da pesquisa era possuir ao menos um dispositivo digital como um smartphone ou tablet.

O estudo apresentou resultados interessantes sobre o uso dos assistentes de voz e a aderência entre as plataformas e a publicidade.

1. Publicidade nas smart speakers

Cerca de 1 em cada 4 proprietários de smart speakers já ouviu um anúncio no seu dispositivo. Os anúncios foram escutados com mais frequência enquanto o usuário estava ouvindo músicas ou podcasts (20%), fazendo buscas online (11%) ou checando as notícias (9%).

2. Anúncios nas smart speakers são menos intrusivos

Cerca de 2 em cada 5 consideram os anúncios nas smart speakers menos intrusivo que em outras mídias (TV, impresso, online e redes sociais).

A mesma proporção, de 2 para 5, considera também que o anúncio nas smart speakers provoca um maior engajamento.

3. Eficácia da publicidade

Cerca de 2 em cada 5 dos entrevistados afirmou que o anúncio escutado fez com que ele fizesse a compra do produto posteriormente.

Além disto, 1 em cada 3 considera razoável ter que ouvir publicidade em troca de poder usufruir de um serviço gratuitamente.

4. Atividades relacionadas ao processo de compra

Atividades que estão relacionadas ao processo de compra e que são realizadas nas smart speakers incluem: buscar de produtos (40%), elaborar listas de compras (30%), comparar preços (25%) e checar o status de um pedido (19%).

5. Compras através das plataformas de voz

A compra através das plataformas de voz ainda é uma realizada para uma minoria. Apenas 1 em cada 5 entrevistados disse que já havia feito alguma compra por uma plataforma de voz, embora 15% tenham afirmado fazer isto com certa frequência, repetindo compras de determinados itens de forma recorrente.

Porém, há potencial no uso das plataformas de voz para compras. Cerca de 2 em cada 5 usuários entendem que comprar por voz é mais fácil que usando o computador. A mesma proporção afirma que compraria mais itens se estivessem disponíveis nestas plataformas. E 3 em cada 5 dizem que usariam a plataforma para compras domésticas recorrentes de menor valor.

6. Interesse pelos assistentes de voz

Perguntados sobre a importância da plataforma de voz no processo de decisão de compra de novos produtos, entre 25% e 33% (dependendo do tipo de produto) disseram que sim, o recurso seria desejável.

Fonte: RAIN / Adobe Digital Insights

Posts Relacionados
Uso da Alexa no Brasil cresceu 50% no último ano
Uso da Alexa no Brasil cresceu 50% no último ano

O uso de Alexa com vários tipos de dispositivos inteligentes cresceu 50% no Brasil em 2023. Segundo a Amazon, os clientes brasileiros usaram mais de 2 bilhões de vezes o sistema de voz. Em entrevista à Forbes,...

MídiaClipping Edição 2024 3
MídiaClipping Edição 2024 3

O clipping da indústria do conteúdo de áudio Esta é a tercera edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio,...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.