O recurso “DJ” do Spotify foi lançado em fevereiro para os assinantes dos EUA e Canadá e, em maio, começou a ser disponibilizado internacionalmente, inicialmente no Reino Unido e na Irlanda.
Como explica o Spotify, o DJ é um guia de IA personalizado que conhece o usuário e o seu gosto musical tão bem que pode escolher o que tocar para ele. Esse recurso, fornecerá uma programação selecionada de músicas, juntamente com comentários sobre as faixas e artistas que a plataforma avalia que o usuário gostará, em uma voz “incrivelmente realista”.
Estes elementos criam não só uma playlist altamente personalizada como uma nova experiência para o usuário.
A IA generativa da OpenAI é utilizada para reunir informações interessantes sobre a música, o artista e o gênero musical que, junto com o conhecimento dos editores do Spotify, cria os comentários feitos pelo DJ. A plataforma IA de geração dinâmica de voz da Sonantic, adquirida pelo Spotify, produz o áudio da fala do DJ.
O modelo de voz do DJ, foi criado a partir da voz do comunicador Xavier “X” Jernigan, atualmente Head of Cultural Partnerships do Spotify. Outros modelos devem ser criados futuramente.
Segundo avaliações do Spotify, o DJ é um recurso mais popular entre a Geração Z e os Millenials e leva a um número maior de repetições de reproduções.
Fonte: Spotify