Mais pessoas estão gastando mais dinheiro em aplicativos, ao mesmo tempo em que os usuários também estão dedicando mais tempo às redes sociais, mesmo que não estejam postando tantas atualizações por si mesmos.
Essas são algumas das descobertas da edição mais recente do estudo “State of Mobile” (Panorama do Setor Móvel) da data.ai, que analisou o desempenho dos aplicativos em cada categoria de consumidor em 2023 e projetou como eles eles devem se comportar em 2024.
Em primeiro lugar, o estudo examina a nossa crescente dependência dos aplicativos e das conexões móveis, com o tempo médio gasto em dispositivos móveis aumentando para 5 horas por pessoa, por dia, em média em 2023. Isto representa um crescimento de 6% sobre o ano anteriror.
Os aplicativos de redes sociais são uma grande parte disso, com o total de horas que passamos nessas plataformas também aumentando, embora em um ritmo mais lento do que nos anos anteriores. É uma constatação interessante se considerarmos a mudança que vem ocorrendo no comportamento do usuário, com uma transição gradual para menos atualizações pessoais nas redes sociais. Entretanto, isto está em linha com o que apontam outros estudos – as pessoas estão postando menos atualizações em feeds sociais, migrando as atividades de engajamento para as mensagens diretas e, aparentemente, consumindo mais tempo com entretenimento, em detrimento da atividade social tradicional.
Em outra frente, os gastos em aplicativos também estão em alta, com o gasto total do consumidor ultrapassando os US$ 60 bilhões em 2023. Destacam-se as categorias de Entretenimento e de Mídias Sociais que aumentaram significativamente ao longo do ano, à medida que mais plataformas introduziram novas formas de monetizar seus respectivos públicos.
O líder neste neste aspecto é o TikTok, que se tornou o primeiro aplicativo, incluindo jogos, a atingir $10 bilhões em gastos totais do consumidor. Esse marco parecia impossível apenas alguns anos atrás. Levou quase 10 anos para que qualquer aplicativo não relacionado a jogos acumulasse apenas $1 bilhão em gastos totais do consumidor. O TikTok agora ultrapassa $1 bilhão em gastos do consumidor a cada trimestre.
O estudo observa ainda que a grande maioria da receita de compras dentro do aplicativo do TikTok vem de moedas que podem ser usadas para dar ‘gorjetas” aos criadores durante transmissões ao vivo. Curiosamente, o TikTok ainda não conseguiu transferir esse comportamento para compras em tempo real.
O estudo também analisou os principais aplicativos sociais por mercado. No Brasil, os cinco apps mais baixados foram: TikTok, Instagram, Threads, WhatsApp e Facebook. Quando o ranking se refere aos gastos dos usuários, os top 5 brasileiros foram: TikTok, Instagram, Kwai, Twitch e Discord.
Por fim, vale mencionar que a explosão do interesse pela inteligência artificial foi um importante impulsionador também para determinados aplicativos em 2023. O mecanismo de busca Bing da Microsoft, um concorrente em grande parte ignorado do Google, viu os downloads aumentarem em 1.500% com base na adição de elementos do ChatGPT.
Uma versão completa do State of Mobile 2024, em português e com recortes para o mercado Brasileiro, pode ser obtida na data.ai, neste link.
Fonte: Panorama do Setor Móvel em 2024 / data.ai / Social Media Today