Em 2023, a Nielsen divulgou a notícia de que o público total do rádio AM/FM havia ultrapassado o da televisão pela primeira vez na história. Agora, um ano depois, a vantagem, que era de 3%, subiu para 12%.
Este é o resultado da pesquisa de audiência para a faixa etária 18-49 anos, onde o rádio alcança 40% a mais de pessoas que a TV e conta com um tempo médio semelhante de pouco mais de uma hora.
O apelo da TV entre o público de 18 a 49 anos diminuiu significativamente, com uma queda de 29% no alcance semanal e uma diminuição de 62% no tempo médio diário desde 2018.
Indo na direção oposta, a pesquisa da Nielsen do terceiro trimestre de 2023 mostra que o rádio AM/FM continua sendo o meio de comunicação mais difundido nos EUA, ultrapassando as redes sociais, vídeos online, dispositivos de TV conectados à internet e TV tradicional entre adultos com 18 anos ou mais. Especialmente entre o público de 18 a 49 anos, o rádio AM/FM compartilha o primeiro lugar com as redes sociais em alcance semanal, superando vídeos online e dispositivos de TV conectada, com a TV tradicional ocupando o quinto lugar.
Fonte: Radio Ink / AudioActive