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YouTube é a principal fonte para consumo de podcasts e vídeo tem papel cada vez mais importante

15/07/2024 | Podcasting

Em 2021, o YouTube era o terceiro destino mais acessado para podcasts. Em 2022, ele empatou com o Spotify como a plataforma mais utilizada entre os ouvintes semanais de podcasts. Agora, em três estudos realizados em 2023 e 2024, o YouTube se destacou e lidera como a plataforma de podcasts mais utilizada nos EUA.

A constatação é parte do estudo “Podcast Download – Spring 2024 Report”, da Cumulus Media e Westwood One, conduzido com 603 consumidores semanais de podcasts em abril deste ano. Esta edição destacou as tendências de estudos anteriores e examinou tópicos como preferências de plataforma, tendências de conteúdo, percepções de segurança de marca e adequação de conteúdo, entre outros.

As principais conclusões do estudo foram:

  • Quanto mais tempo você ouve podcasts, mais podcasts você consome: O tempo médio semanal gasto com podcasts e o número médio de programas e episódios de podcast ouvidos aumentam à medida que aumenta o tempo de consumo de podcasts.
  • Downloads e audições subestimam o público real: A métrica atual de impressão de downloads não leva em conta a escuta conjunta.
  • Mais da metade dos consumidores semanais de podcasts voltarão a ouvir episódios que perderam: Embora 71% dos consumidores semanais de podcasts ouçam episódios dentro de 24 horas após o lançamento, mais da metade dos consumidores semanais de podcasts voltarão a ouvir episódios antigos de novos podcasts ou episódios de podcasts atuais que perderam.
  • Consumidores de podcasts de 18 a 34 anos estão mais sintonizados na descoberta de podcasts: Consumidores de podcasts de 18 a 34 anos têm 1,9 vezes mais probabilidade de ter ouvido um novo podcast nos últimos 3 meses. Eles também têm 2 vezes mais probabilidade de seguir os apresentadores dos podcasts nas redes sociais.
  • A publicidade em podcasts captura espectadores de vídeo sem anúncios difíceis de alcançar: Consumidores semanais de podcasts também são grandes espectadores de serviços de streaming de vídeo sem anúncios como Netflix, Amazon Prime, Hulu sem anúncios, etc..
  • A adoção de anúncios em podcasts por anunciantes continua crescendo a um ritmo acelerado: No estudo Advertiser Perceptions, os anunciantes dizem que seu uso de podcasts saltou de 15% para 58% nos últimos oito anos.

Em relação aos podcasts com vídeo, as principais conclusões foram:

  • O YouTube é a principal plataforma de podcasts: O crescente interesse por podcasts em vídeo ajudou a impulsionar o YouTube a superar o Spotify como a plataforma mais usada por consumidores semanais de podcasts em vários públicos.
  • Podcasts com vídeo cresceram em popularidade: Impulsionados pelos novatos em podcasts (aqueles que começaram a ouvir podcasts nos últimos 12 meses), mais consumidores preferem podcasts com vídeo que podem assistir ativamente ou minimizar para ouvir em segundo plano, em vez de podcasts que são apenas áudio.
  • Descoberta de podcasts (o YouTube é um lugar para ser encontrado): O YouTube atua como um motor de busca de entretenimento. 31% dos consumidores semanais de podcasts que ouviram um novo podcast nos últimos 6 meses começaram a ouvir seu podcast mais recente no YouTube.
  • O YouTube não é um walled garden de podcasts: 73% dos consumidores semanais de podcasts que consomem podcasts no YouTube dizem que mudariam de plataforma se um podcast estivesse disponível apenas em outra plataforma. 53% dos consumidores de podcasts do YouTube dizem que já ouviram os mesmos podcasts que consomem no YouTube em outro lugar.
  • Podcasts são únicos entre outras plataformas de mídia: O podcasting é uma mídia única e flexível. Os consumidores de podcasts têm a opção de assistir ou apenas ouvir. Embora o componente de vídeo seja uma opção crescente, o áudio continua sendo o modo principal de consumo.

Os gráficos a seguir ilustram o papel do vídeo no podcasting.

O estudo completo pode ser baixado aqui.

Fonte: Cumulus Media / Westwood One / Active Group

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