Enquanto outros grandes players tentam acompanhar o YouTube no espaço dos podcasts, a Apple replicou seu aplicativo Podcasts como um recurso na web, agora acessível por meio de diversos navegadores em uma ampla gama de dispositivos, desde Macs e PCs até plataformas móveis.
O novo serviço na web imita o aplicativo Apple Podcasts, permitindo que os usuários façam login com suas contas Apple para ouvir, assinar e receber atualizações de seus programas preferidos. Os navegadores de estreia incluem Safari, Chrome, Edge e Firefox.
Anteriormente, o conteúdo de podcasts da Apple só podia ser transmitido na web quando embutido em algum artigo, mas com o lançamento de um site dedicado, os usuários agora podem acessar o conteúdo diretamente em dispositivos habilitados para web, sem precisar do aplicativo. No entanto, se os usuários de dispositivos Apple acessarem o site oficial e já tiverem o aplicativo instalado, serão redirecionados, em vez de usar a versão web.
A Apple está jogando um jogo de recuperação, já que uma pesquisa do Cumulus Media/Westwood One Audio Active Group e do Signal Hill Insights descobriu que apenas 12% dos ouvintes de podcasts escolhem o Apple Podcasts, ficando bem atrás do YouTube (31%) e do Spotify (21%). A audiência do YouTube, tipicamente mais jovem e predominantemente masculina, contrasta com a demografia da Apple e demonstra menos lealdade à marca, com 53% também ouvindo podcasts em outras plataformas.
Fonte: Radio Ink