RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

FCC aprova bandas digitais assimétricas para melhorar a cobertura do HD Radio

30/09/2024 | Rádio OTA, Tecnologia

A Federal Communication Commission (FCC) aprovou uma proposta que permitirá que a maioria das emissoras FM dos EUA tenham maior flexibilidade em suas operações com o rádio digital HD Radio. A pedido dos radiodifusores, a FCC permitirá que as emissoras FM usem potência assimétrica nas bandas laterais para as estações de 88,1 a 106,9 FM. Atualmente, as estações de FM que operam o rádio digital devem usar a mesma potência nas bandas laterais superior e inferior. Mas ao permitir que as estações operem com diferentes níveis de potência nas bandas laterais digitais superior e inferior, os apoiadores afirmam que isso permitirá uma melhor cobertura digital sem interferir nas estações de canais adjacentes.

Um estudo realizado pelo desenvolvedor do HD Radio, Xperi, a Associação Nacional de Radiodifusores e a NPR, mostrou que as bandas laterais assimétricas não só expandirão a cobertura digital de uma FM, mas também melhorarão a penetração em edifícios.

“As bandas laterais assimétricas promoverão a adoção do rádio digital sem aumentar o risco de interferência nas transmissões analógicas existentes”, conclui a FCC. Ela afirma que permitir o cálculo da potência digital máxima permitida com base em cada banda lateral possibilita que as estações otimizem sua cobertura digital, ao mesmo tempo protegendo as estações de FM analógico nos canais adjacentes.

A FCC, originalmente, autorizou as estações de FM a operarem com uma potências ERP digital equivalente a 1% da potência analógica, ou seja, -20 dBc. Em 2010, ela permitiu que as estações operassem a -14 dBc e que certas estações que atendessem a diretrizes específicas aumentassem para -10 dBc, ou 10% da potência analógica. Agora, veio a autorização para operar com potências diferentes em cada banda lateral.

No entanto, devido a questões em andamento sobre o impacto que as bandas laterais assimétricas podem ter no sistema de navegação de aeronaves – que opera de 108,0 a 117,975 MHz – a FCC concordou com um pedido da indústria de aviação, apoiado pelo desenvolvedor do HD Radio, Xperi, para adiar quaisquer mudanças para as estações nas frequências 107,1, 107,3, 107,5, 107,7 e 107,9 FM.

A FCC está adiando também a proposta para permitir um nível máximo mais alto de potência digital de FM em todo o espectro.

O documento da FCC pode ser visto aqui.

Fonte: Inside Radio / FCC

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.