RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Estudo do Spotify mostra o crescimento dos podcasts com vídeo

21/10/2024 | Podcasting

Os podcasts com vídeo foram o destaque do estudo Fan Study 2024 do Spotify. O estudo analisa os hábitos de visualização, fidelidade do público e tendências de engajamento global mostrando o impacto do vídeo e como ele pode contribuir para o sucesso do programa.

O Spotify destaca que os usuários estão, cada vez mais, preferindo o conteúdo com vídeo. Até agora, mais de 170 milhões de pessoas sintonizaram podcasts com vídeo, com a grande maioria interagindo ativamente com o conteúdo (assistindo e ouvindo). Essa tendência do conteúdo em vídeo está se intensificando: só no ano passado, foi constatado um aumento de 88% nos usuários que consomem podcasts com vídeo.

Outro fato importante é o comportamento dos novos ouvintes de podcasts: 40% dos usuários do Spotify (2 em cada 5) que ouviram um novo programa em 2024 escolheram um podcast com vídeo.

E as pessoas que curtem conteúdo em vídeo não estão só assistindo, elas também estão se tornando fãs leais. As audiências de podcasts em vídeo têm 1,3 vezes mais probabilidade de retenção do que as audiências de podcasts apenas em áudio.

Mesmo que o programa não tenha uma grande audiência, com 10 a 100 horas mensais de consumo, os fãs tendem a se manter mais engajados quando os podcasts ganham uma versão visual.

Os podcasts com vídeo são um fenômeno global. Os 10 principais países com a maior porcentagem de consumo de vídeo estão espalhados pelo mundo e em diferentes continentes: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Filipinas, Finlândia, Polônia e Portugal.

Apesar de todas as faixas etárias curtirem os podcasts com vídeo, as gerações mais jovens ao redor do mundo estão adotando esse formato com um entusiasmo maior. Entre o público de 13 a 17 anos, mais de 21% do consumo total de podcasts é dedicado aos programas com vídeo. Em seguida, vem a faixa de 18 a 24 anos com um consumo de 14% e, depois, a faixa de 24 e 44 anos com 13%.

Embora os podcasts com vídeo possam ser assistidos, por vezes os ouvintes apenas ouvem o programa. No Spotify, 70% do público destes programas, os assistem em primeiro plano. Porém, 67% alternam entre assistir e apenas ouvir ao longo do dia.

A idade também influencia os hábitos da audiência. O público mais jovem (13 a 17 anos) é o campeão da visualização em primeiro plano, gastando 54% do tempo de consumo dessa forma. Curiosamente, o público acima de 55 anos (38%) e a faixa etária dos 45 aos 55 anos (35%) vêm logo atrás.

Fonte: Spotify

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.