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Pesquisa mostra o perfil do ouvinte de rádio no Rio de Janeiro

25/11/2024 | Podcasting, Rádio OTA

O estudo “No Ar – A força do rádio no Rio de Janeiro – Um raio-x do ouvinte do estado” do MidiaCom Rio de Janeiro analisa o consumo de rádio no estado, focando no perfil do ouvinte e sua relação com o meio. O estudo destaca a importância do rádio na vida dos fluminenses, sua penetração, o papel do meio no consumo de informação e o impacto das novas tecnologias no rádio, com destaque para o podcast. O relatório aborda ainda as preferências musicais, os gêneros mais consumidos e as plataformas digitais.

O estudo foi conduzido pela Kantar em novembro de 2023 e divulgado recentemente. Foram entrevistadas 1.500 pessoas, com 12 anos ou mais, tanto da região metropolitana quanto do interior.

As principais conclusões do estudo são:

  • 75% dos fluminenses ouviram rádio nos 90 dias que antecederam a pesquisa. Entre as regiões, esse número é de 77% para a região metropolitana e 68% para o interior.
  • 46% dos ouvintes ouvem rádio pelo menos 5 dias na semana (heavy users). Entre as regiões, esse número é de 48% para a região metropolitana e 38% para o interior.
  • O receptor tradicional é o dispositivo mais usado para se ouvir rádio, sendo 57% na região metropolitana e 53% no interior. A internet é usada para isto por 22% dos ouvintes.
  • 85% dos ouvintes consideram o rádio importante para o dia a dia. Entre os motivos que os ouvintes consideram importantes, “ser companhia” vem em primeiro lugar com 52%.
  • O conteúdo musical é o que tem maior preferência entre os ouvintes. Entre os estilos musicais, o pagode aparece em primeiro lugar com 40% da preferência, seguido de gospel (38%) e MPB (32%).
  • O rádio é o segundo meio mais consumido para o acompanhamento de jogos de futebol.
  • 43% da população do estado ouve podcasts. Dentre os ouvintes de rádio, esta fatia é de 45%. Os assuntos preferidos para podcasts são entrevistas e política.
  • 87% dos ouvintes de rádio se lembram de já ter ouvido algum tipo de publicidade em áudio, seja no dial ou nos formatos digitais. Entre as principais categorias pesquisadas ou compradas em virtude de uma publicidade em áudio, estão os eletrodomésticos e os eletroportáteis.

A pesquisa mostrou ainda um cenário coerente com outras pesquisas nacionais em relação ao local onde mais se ouve o rádio no Brasil. É em casa que está esta audiência.

Em relação aos tipos preferidos de conteúdo, a música tem ampla vantagem no rádio enquanto entrevistas e política lideram nos podcasts.

Fonte: MidiaCom RJ

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