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Mídia Clipping 2024 11

05/12/2024 | Mercado, Tecnologia

MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.


Hit Radio AI: rádio musical é gerada integralmente por inteligência artificial

A rádio está disponível em seu site hitradio.ai, no seu app Android e na plataforma Alexa (“Alexa, play Hit Radio AI”). Está presente também nas redes sociais e produz uma playlist no Spotify. Um benefício colateral para a Hit Radio AI é que, como as obras de IA não podem, em princípio, serem protegidas por direitos autorais, não há ninguém a quem pagar royalties. Leia Mais

YouTube é a plataforma preferida para ouvir podcasts

De acordo com o Edison Podcast Metrics, 31% dos ouvintes semanais de podcasts com 13 anos ou mais nos EUA escolhem o YouTube como o serviço que usam mais para ouvir podcasts, superando o Spotify (27%) e o Apple Podcasts (15%). Leia Mais

Claritas e AudioStack anunciam parceria para oferecer marketing de áudio impulsionado por IA

Com acesso a dados e insights em tempo real da plataforma da Claritas, a AudioStack poderá adaptar dinamicamente o conteúdo de áudio às preferências e comportamentos dos ouvintes individuais. Leia Mais

Estudo avalia as principais tendências da publicidade em áudio

Quatro caminhos se destacam como cruciais para se navegar em um ambiente em constante mudança: aproveitar a criatividade, surfar na revolução da IA, fazer avanços significativos em mensuração e ativar novos públicos. Leia Mais

Estudo confirma o crescimento da preferência por podcasts com vídeo

Hoje, 42% dos adultos nos EUA preferem ouvir podcasts com vídeo, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a uma pesquisa do Morning Consult no final de 2022 sobre o mesmo tema. Esse número é quase o dobro da proporção de pessoas que afirmam preferir ouvir podcasts sem vídeo (26%). Leia Mais

Podtrac publica ranking dos top 100 podcasts brasileiros

O Assunto do G1 e Comentaristas da CBN ocupam os primeiros lugares. Na lista dos top 100, o gênero que aparece com mais frequência é “Notícias” (31), seguido por “Negócios” (10) e “Educação” (9). Leia Mais

Spotify lança plataforma de anúncios em parceria com a The Trade Desk

A nova plataforma de anúncios do Spotify, chamada Spotify Ad Exchange (SAX), dá prioridade a anúncios em vídeo como parte de sua estratégia para aprimorar os serviços de publicidade automatizada. Essa colaboração é direcionada aos clientes norte-americanos da The Trade Desk, oferecendo acesso ao inventário de anúncios em vídeo do Spotify, com anúncios em áudio planejados para serem adicionados futuramente. O objetivo é melhorar a eficiência para grandes marcas, além de aumentar a receita proveniente de pequenos negócios. Leia Mais

NotebookLM e NotebookLlama: IA transforma textos em podcasts interativos

A partir de arquivos de texto ou de um endereço URL, a plataforma NotebookLM gera um resumo em áudio que se assemelha a um podcast narrado por uma dupla de comunicadores. Veja um exemplo no link. Leia Mais

Rádio totalmente produzida por IA se tornará um canal nacional na Alemanha

A Antenne Deutschland iniciou o processo para obter autorização para lançar a Absolut Radio AI como um canal de alcance nacional via DAB+. A rádio é ancorada pelos locutores virtuais “kAI” e “Aileen”. Leia Mais

Clones de famosos vão ‘conversar’ com seguidores por meio de IA da Meta

Dona de Instagram, WhatsApp e Facebook está trabalhando no Creator AI, que permite criar versões virtuais de figuras públicas. Recurso começou a ser liberado em texto nos EUA, mas deve ganhar em 2025 uma versão que simula chamadas de vídeo com famosos. Leia Mais

Mercado global de publicidade em rádio aponta para crescimento até 2033

Um novo estudo da Research and Markets revela que, embora o mercado global de publicidade em rádio tenha crescido a uma taxa anual modesta de 0,87% desde 2018, atingindo US$ 26,03 bilhões em 2023, espera-se que o crescimento acelere para 2,66% ao ano até 2028, alcançando US$ 29,69 bilhões. Após isso, projeta-se um crescimento anual de 2,19%, chegando a US$ 33,09 bilhões até 2033. Leia Mais

Pesquisa mostra o perfil do ouvinte de rádio no Rio de Janeiro

Pesquisa da MidiaCom Rio de Janeiro mostrou que 75% dos fluminenses ouviram rádio nos 90 dias que antecederam a pesquisa. Entre as regiões, esse número é de 77% para a região metropolitana e 68% para o interior. Além disto, a pesquisa mostrou também que 43% da população do estado ouve podcasts. Dentre os ouvintes de rádio, esta fatia é de 45%. Leia Mais

Pesquisa em Santa Catarina confirma o rádio como o meio de maior credibilidade

Pesquisa da ACAERT mostrou que cerca de 8 em cada 10 catarinenses são ouvintes de rádio. Além disto, com 60% dos entrevistados dizendo que confiam no rádio, o meio é o que conta com a maior credibilidade tanto entre as mídias tradicionais quanto nas digitais. Leia Mais

Nielsen e Edison Research: rádio é o conteúdo de áudio mais ouvido

Pesquisas da Nielsen e da Edison confirmam a preferência pelo rádio como fonte de conteúdo de áudio. No geral, o rádio representa 36% do tempo diário de consumo de conteúdo de áudio. Dentre as fontes suportadas por anúncios, este tempo é de 67%. Leia Mais

DRM e ATSC: acordo entre organizações aproxima o rádio digital da TV 3.0

O acordo foi concebido para promover uma colaboração estreita entre os dois órgãos de padronização, com o objetivo de aumentar a adoção de ambos os padrões em todo o mundo. Além disto, abre caminho para desenvolver o oferecimento de serviços do DRM por meio de transmissões ATSC 3.0. Leia Mais

Meta faz parceria com a Reuters para produzir conteúdo de notícias com IA

O novo acordo da Meta com a Reuters permite que seu chatbot de IA forneça resumos de notícias e links para artigos da Reuters para usuários dos EUA no Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger. Essa medida, que compensa a Reuters, contrasta com a postura anterior da Meta de limitar o conteúdo de notícias e resistir a pagamentos obrigatórios às organizações de notícias. Leia Mais

SiriusXM perde na receita total do trimestre mas ganha em número de assinantes

A empresa reportou receita de US$ 2,17 bilhões no terceiro trimestre, uma queda de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso se deve principalmente a uma redução de 5% na receita de assinantes, totalizando US$ 1,65 bilhão, e a um declínio de 2% na receita de publicidade, que atingiu US$ 450 milhões. No entanto, a SiriusXM adicionou 14.000 assinantes pagantes durante o trimestre. O total de assinantes pagantes é de 31,5 milhões – incluindo assinantes promocionais, o total é de 33 milhões. Leia Mais

Regulamentação americana mira em falsos endossos e parcerias não explicitadas com influenciadores

A Federal Trade Commission (FTC) dos EUA está implementando nova regulamentação visando coibir práticas enganosas de publicidade. A legislação, que entrou em vigor em outubro, tem como objetivo reprimir endossos falsos e parcerias com influenciadores não divulgadas. As multas podem chegar a mais de US$ 43 mil por violação. Leia Mais

Pesquisa: a fadiga de anúncios tem consequências para os profissionais de marketing

Uma nova pesquisa revela que os adultos nos EUA não gostam de ser repetidamente expostos aos mesmos anúncios — e isso parece estar impactando o comportamento do consumidor. O sistema universal de indexação de anúncios AD-ID afirma que 61% dos adultos nos EUA relatam estar menos propensos a comprar produtos ou usar serviços de empresas que dependem excessivamente dos mesmos anúncios. Leia Mais

Governo proíbe publicidade de bets para crianças e adolescentes

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, determinou que os sites de apostas de quota fixa (as bets) retirem do ar qualquer publicidade voltada para crianças e adolescentes. A medida cautelar, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 19 de novembro, estipula uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento da ordem. Leia Mais

Anúncios em vídeo ganham força no Spotify

20% de todos os anúncios digitais no Spotify são anúncios em vídeo, de acordo com novos dados da Guideline para o mercado americano. Os gastos com anúncios em áudio aumentaram 11% em relação ao ano anterior, enquanto os anúncios em vídeo tiveram um desempenho ligeiramente superior, com um crescimento de 12%. Leia Mais

Apenas em DAB: a emissora pública suíça SRG SSR desligará o FM em dezembro

Os legisladores suíços estabeleceram o prazo de 2026 para que as emissoras façam a transição para o digital, mas a SRG SSR está pronta para realizar a mudança no final deste ano. Leia Mais

Spotify é a principal empresa de hospedagem de podcasts

Dados de outubro da Livewire mostram que a Spotify ainda é a empresa líder em hospedagem de podcasts, em termos de participação no número de novos episódios. A Spreaker consolidou sua posição no segundo lugar e  a Buzzsprout permanece em terceiro. A Acast subiu para a oitava posição, atingindo um recorde histórico de 2,5% de participação. Leia Mais

Xperi: DTS AutoStage alcança o marco de 8 milhões de veículos no terceiro trimestre

A Xperi divulgou os resultados do terceiro trimestre de 2024, destacando o crescimento no setor de carros conectados com a sua plataforma de rádio híbrido DTS AutoStage. Agora, a plataforma está presente em mais de 8 milhões de veículos globalmente, incluindo 5 milhões na América do Norte que contam também com a recepção de rádio digital HD Radio. Isso ocorre um ano após o anúncio da empresa de que os receptores HD Radio já estão instalados em mais de 100 milhões de veículos em todo o mundo. Leia Mais

Estudo: jornalistas devem combinar empatia e objetividade

Os jornalistas tradicionalmente valorizam a objetividade e a independência, mas seu público prioriza a acessibilidade e a empatia, de acordo com um estudo de especialistas chilenos sobre o que constitui um bom jornalismo. Ambos os conjuntos de valores são importantes para uma boa reportagem e os jornalistas devem tentar se alinhar com o público para criar uma relação simbiótica, afirmam os especialistas. Leia Mais

Faturamento da unidade digital da iHeartMedia já corresponde a 75% do faturamento da unidade de rádios

O negócio de podcasts da iHeartMedia continuou forte no 3º trimestre, com as receitas subindo 11%, atingindo US$ 114 milhões. O crescimento, combinado com o negócio de áudio por streaming, que aumentou 13,6% e somou US$ 187 milhões, impulsionou as receitas da unidade de áudio digital da empresa em 12,7%, alcançando US$ 301 milhões. Isso fez com que a unidade digital tivesse quase três quartos do tamanho da unidade “multiplataforma” que abriga as 850 estações de rádio da iHeart. Leia Mais

Pesquisa da Quill-Ipsos mostra o poder dos podcasts em influenciar opiniões

Um terço (33%) dos americanos relatou ter mudado sua opinião sobre um tópico ou marca discutida em um podcast, de acordo com uma pesquisa com 1.000 residentes dos EUA com 18 anos ou mais, realizada pela empresa de pesquisa Ipsos. O Relatório de Índice de Confiança em Marketing de Podcast de 2024, encomendado pela agência de produção de podcasts de marca Quill, também revelou que 42% dos entrevistados afirmaram confiar mais nos podcasts do que nas formas tradicionais de mídia, como TV ou jornais. Leia Mais

Roku, Amazon e Samsung são plataformas CTV dominantes nos EUA

Todas as três dependem de publicidade para sustentar financeiramente suas plataformas conectadas e serviços de TV streaming gratuitos. Leia Mais

Perplexity adiciona anúncios à sua plataforma de buscas com IA

A Perplexity anunciou que começará a experimentar anúncios em sua plataforma. Inicialmente, o site exibirá anúncios nos EUA, que serão formatados como “perguntas patrocinadas de follow-up” (por exemplo: “Como posso usar o LinkedIn para melhorar minha busca por emprego?”). Esses anúncios serão posicionados ao lado das respostas e identificados como “patrocinados”. Leia Mais

Spotify afirma que artistas brasileiros geraram mais receita e alcançaram mais fãs em 2024

A plataforma completou 10 anos no País e afirmou que nesse período foram mais de 770 bilhões de streams no Spotify no Brasil gerando um aumento de 100 vezes e que desse consumo, o país corresponde a mais de 60% do consumo de artistas brasileiros na plataforma. Leia Mais

Audible anuncia chamada pública para pitching de conteúdos originais brasileiros para áudio

A partir de janeiro, criadores, roteiristas e jornalistas interessados em ter sua audiossérie produzida pela Audible poderão inscrever seus projetos. Leia Mais

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