Depois de 20 anos dos primeiros testes de rádio digital no Brasil em 2005, as tecnologias evoluíram, o cenário mudou e alguns radiodifusores voltaram a discutir o assunto. É, portanto, o momento para revisitar as tecnologias disponíveis, atualizar os conhecimentos e explorar as novas possibilidades de operar digitalmente as emissoras.
O WORKSHOP RÁDIO DIGITAL é uma resposta a estas demandas e tem como objetivo oferecer estas informações aos profissionais do setor. Será um evento online, realizado no dia 22 de janeiro de 2025, às 15:00 horas.
O cenário brasileiro
O rádio digital não foi adiante no Brasil, por um lado, porque não havia uma faixa de frequências disponível para o DAB e, por outro, porque as soluções IBOC não foram a “bala de prata” esperada para resgatar a cobertura e qualidade do rádio AM (o foco das discussões na época).
Porém, este cenário mudou. Há faixa de frequências disponível para o DAB e o AM encontrou seu caminho migrando as emissoras para o FM, onde as tecnologias IBOC podem, minimamente, oferecer recursos visuais importantes para manter a competitividade no mundo digital.
Além disso, as tecnologias evoluíram. Dentre as novidades, por exemplo, o acordo do consórcio DRM com o ATSC para transportar o rádio digital através das plataformas de TV 3.0. Como outro exemplo, a evolução do HD RADIO a partir da sua configuração original, passando a oferecer modos de operação com maior potência e, consequentemente, melhor cobertura.
Todas estas mudanças, criaram uma situação nova que vale ser avaliada de forma estruturada.
A evolução das tecnologias e o seu status de mercado
O WORKSHOP RÁDIO DIGITAL foi planejado para oferecer uma visão executiva, atualizada e independente, das tecnologias e modelos de negócios, para que os radiodifusores possam tomar suas decisões estratégicas.
Na primeira parte do workshop, os desenvolvedores internacionais do DAB, DRM e HD RADIO farão apresentações sobre suas tecnologias e o status de mercado no mundo. Em seguida, executivos de rádio e engenheiros destacarão os pontos que acharam mais importantes nestas apresentações e discutirão com o público o cenário brasileiro.
O programa completo do workshop pode ser visto aqui.
Vídeos e materiais adicionais
Além das apresentações executivas, serão produzidos vídeos adicionais sobre o funcionamento das tecnologias oferecendo uma visão mais detalhada dos seus aspectos técnicos. Estes vídeos serão disponibilizados para assistir on-demand na página do workshop e no YouTube.
Outros materiais sobre as tecnologias também estarão disponíveis para consulta posterior.
Inscrições
As inscrições para participar do workshop estão abertas e podem ser feitas aqui.
Fonte: ZYDIGITAL