A Edison Research divulgou mais um insight baseado na Share Of Ear, pesquisa que mede o número de horas de consumo de conteúdo de áudio em um dia. A base é o público americano e a pesquisa é realizada trimestralmente.
Agora, a Edison apresentou um olhar específico sobre o consumo de rádio AM/FM, analisando os diferentes tipos de conteúdo de áudio ouvidos.
Quando um participante da pesquisa registra o áudio que está consumindo, ele também informa que tipo de conteúdo está ouvindo, incluindo notícias, esportes (comentários ou narrações ao vivo), talk shows ou música.
Por décadas, praticamente a única forma de consumir notícias, esportes e talk shows era pelo rádio. No entanto, hoje, há uma diversas novas opções de distribuição de conteúdo de áudio disponíveis para os ouvintes.
O gráfico abaixo mostra a participação do rádio AM/FM no total do tempo de consumo de diferentes tipos de conteúdo. Como pode ver observado, a participação do rádio varia significativamente entre as quatro categorias.
O áudio de notícias é, de longe, o ponto forte do rádio. Quase 70% de todo o tempo diário gasto ouvindo notícias acontece no rádio AM/FM. Logo atrás estão os esportes, com 61%. Ou seja, a maior parte do conteúdo de notícias e esportes nos EUA ainda é consumida via rádio AM/FM.
Enquanto isso, o rádio AM/FM mantém uma presença forte, mas significativamente menor, nas outras duas categorias de conteúdo: talk shows e música. Como já relatado anteriormente pela Edison, os podcasts assumiram a liderança na categoria de talk shows e, para músicas, os fãs têm agora muitas outras opções para consumo.
Fonte: Edison Research