Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
Consumo de notícias continua migrando da mídia tradicional para o digital
O relatório Digital News Report 2025 do Reuters Institute reforça tendências já observadas em edições anteriores, como o declínio contínuo do consumo de mídias tradicionais (TV, rádio e jornais impressos) e o avanço das plataformas digitais, especialmente redes sociais e serviços de vídeo. Além disso, o estudo analisa como novos formatos e vozes – como influenciadores, podcasters e criadores de conteúdo – estão ganhando espaço no ecossistema informativo, ao lado dos impactos causados pela inteligência artificial e pela fragmentação das plataformas. Leia Mais
Rádio mantém relevância e impacto nos carros conectados
Embora o rádio não tenha mais a audiência cativa que tinha dentro dos carros, ele ainda supera todos os outros concorrentes de áudio quando se trata de alcance e, mais importante, de impacto. Mesmo com o crescimento do streaming e do conteúdo sob demanda, o rádio AM/FM continua sendo a principal fonte de áudio com suporte publicitário no carro. E novos dados do estudo “Connected Car” da Audacy revelam que sua influência vai além do simples reconhecimento de marca. Leia Mais
Grupos americanos estão reduzindo número de estações de rádio em operação
Grandes grupos de radiodifusão dos EUA, como Cumulus e Townsquare, estão desligando estações – especialmente AM – para reduzir custos diante de dificuldades financeiras, citando altos custos operacionais e mudanças no consumo de mídia. Essa tendência reflete um declínio contínuo no número de estações, agravado pela falta de compradores e um cenário competitivo desafiador para o rádio tradicional. Leia Mais
Tecnologias inteligentes impulsionam o boom dos podcasts no Reino Unido
O podcasting no Reino Unido tornou-se mainstream, com 71% dos adultos tendo ouvido ou assistido a um podcast. O estudo Infinite Dial UK 2025 da Edison Research mostra um aumento no uso de podcasts dentro do carro, impulsionado pela integração com smartphones e ampla adoção de smart speakers – 45% no Reino Unido contra 35% nos EUA. Leia Mais
Spotify lança recursos de descoberta e interação para aumentar audiência de podcasts
O Spotify está lançando atualizações para ajudar os ouvintes de podcasts a encontrar novos programas e manter o engajamento. A tela inicial destacará podcasts recomendados, e um feed chamado “Seguindo Podcasts” mostrará novos episódios dos programas seguidos. Os primeiros feedbacks indicam que os ouvintes estão interagindo mais com os podcasts. Os criadores também podem agora linkar para outros conteúdos do Spotify e ter conversas em comentários encadeados. Leia Mais
Gastos com anúncios programáticos aumentam mas ainda há perdas de investimentos
A edição mais recente do relatório Programmatic Transparency Benchmark da Association of National Advertisers (ANA) mostra que os gastos com anúncios programáticos estão crescendo, com 41% dos orçamentos indo para impressões efetivas no primeiro trimestre, contra 36% em 2023. No entanto, US$ 21,6 bilhões ainda são destinados a anúncios de baixa qualidade no mundo. O estudo identificou melhorias em CPM, visibilidade e concentração de domínios, mas ainda há trabalho a ser feito para reduzir o desperdício. Leia Mais
Atualização do Android Auto diminui limitações para o conteúdo em vídeo no carro
A evolução do painel do carro continua, com mais conteúdos em breve disponíveis em formato de áudio. O Google informa que, ainda este ano, o Android Auto começará a oferecer suporte ampliado para o uso de aplicativos de vídeo. Atualmente, esses apps são limitados para uso apenas quando o veículo está estacionado. A atualização permitirá que os motoristas alternem para um modo somente áudio enquanto dirigem. Leia Mais
Wondercraft lança modelo de conversação para geração de diálogos realistas com IA
O estúdio criativo de áudio com inteligência artificial Wondercraft lançou o “Convo Mode” (uma referência a conversação), uma expansão da sua plataforma que permite aos usuários escreverem e produzir conversas fluidas e realistas entre várias vozes geradas sinteticamente. Leia Mais
Futuri adiciona vídeo com IA ao SpotOn para campanhas multiplataforma
A Futuri, que trabalha com emissoras, editoras e equipes de vendas de mídia, anunciou o lançamento do SpotOn Video, que criará vídeos gerados por IA dentro da sua plataforma de criação instantânea de anúncios SpotOn. Leia Mais
Atenção e confiança: os pilares da publicidade em podcasts
O estudo “The Advertising Landscape – June 2025”, realizado pela Sounds Profitable em parceria com a Signal Hill Insights, oferece uma análise detalhada de como diferentes mídias com suporte a anúncios se comparam nesses dois aspectos críticos: atenção e credibilidade. Os resultados revelam uma realidade em que o podcasting, embora ainda limitado em alcance nominal, se destaca como um canal eficaz e confiável para anunciantes. Leia Mais
Especialista alerta: a IA está inundando as redações com clichês
À medida que as ferramentas de escrita com IA se tornam mais comuns nas redações, também aumentam os clichês gerados por IA. Pesquisas mostram que os leitores conseguem identificar conteúdos feitos por IA por meio de uma linguagem padronizada e previsível, enquanto especialistas alertam que essas expressões repetitivas minam a confiança do público e a identidade editorial. Leia Mais
Pesquisa: um pequeno grupo podcasts populares concentra grande parte da audiência
A Edison Podcast Metrics, um relatório de classificações abrangente, indica que a compra de anúncios nos 32 podcasts mais populares alcançaria metade de todos os ouvintes semanais de podcast. Para chegar a alcançar 90% dos ouvintes, seria necessário anunciar nos 3.500 podcasts mais populares. Leia Mais
Gastos com publicidade em buscas por IA deve alcançar US$ 26 Bilhões até 2029
A ascensão das buscas impulsionadas por inteligência artificial deve remodelar o cenário da publicidade digital, desafiando estratégias e modelos de negócios consolidados baseados em palavras-chave tradicionais. Marcas fortemente dependentes de plataformas de busca legadas podem enfrentar disrupções à medida que ferramentas de busca com IA ganham força. Segundo o Emarketer, o investimento em publicidade por meio de buscas baseadas em IA deve crescer de pouco mais de US$ 1 bilhão neste ano para quase US$ 26 bilhões até 2029. Leia Mais
Elementos visuais no painel do rádio impulsionam todas as etapas do funil de marketing
Enquanto o rádio continua sua batalha pelo espaço nos carros, um novo estudo de mercado conduzido pela Quantilope e encomendado pela Quu revela que os anúncios visuais exibidos nos sistemas de infoentretenimento do painel aumentam significativamente o reconhecimento da marca, a consideração e o uso por parte dos consumidores. Leia Mais
Comscore: áudio com IA ganha força no desktop nos EUA
Em março, a Comscore informou que o áudio com tecnologia de IA ficou em segundo lugar no uso de IA em desktops nos EUA, com 23,8 milhões de usuários, atrás apenas dos assistentes de IA. Embora o áudio não tenha sido uma das principais categorias no celular, o uso geral de IA está em ascensão. A Comscore afirma que usuários de desktop se concentram em produtividade, enquanto os de dispositivos móveis preferem tarefas criativas. Assistentes de IA dominam ambas as plataformas, impulsionando o crescimento das atividades de busca. Leia Mais
DOOH avança no Brasil e 71% das empresas planejam aumentar investimentos
Pesquisa do IAB Brasil aponta um cenário de crescimento para o digital out-of-home no país: 71% das empresas no Brasil pretendem aumentar os investimentos no canal nos próximos meses. Outros 28% manterão o volume atual, enquanto apenas 2% indicam intenção de redução. Leia Mais
Estudo recomenda ferramentas de IA econômicas para podcasts em vídeo
Ao considerar a expansão para o formato em vídeo, podcasters devem avaliar o aumento da carga de trabalho. A inteligência artificial faz parte da solução para isto. Dois terços dos criadores de podcasts já utilizam ferramentas de IA em seus fluxos de trabalho com vídeo. As legendas e traduções são os usos mais comuns, com quase três em cada dez usando IA para essas tarefas. E um em cada quatro afirma usar IA para editar episódios ou reaproveitar trechos. Leia Mais
Publicidade em podcasts têm o dobro do impacto do streaming
O relatório trimestral Podcast Performance Benchmark (PPB) mostra que marcas que investem em podcasts obtêm um aumento médio de 37% em ações atribuídas aos ouvintes – como buscar o produto na internet – contra um aumento de 16% para marcas que apostam em anúncios de áudio em streaming. Leia Mais
O áudio ainda domina o consumo de podcasts mesmo com o avanço do vídeo
Pesquisa encomendada pela Cumulus Media e Signal Hill Insights e conduzida com mais de 600 ouvintes semanais de podcasts em abril de 2025, revelou que o consumo total em formato de áudio é de 58%. Dentre os entrevistados, 28% afirmam ouvir apenas em áudio, sem assistir ao vídeo, e 30% escutam com o vídeo minimizado ou rodando em segundo plano. Leia Mais
Quase metade dos profissionais de marketing agora depende de IA para imagens e vídeos
Segundo dados de janeiro da Canva e da Morning Consult, 49% dos profissionais de marketing em todo o mundo usam IA diariamente para geração de imagens e vídeos. Além disto, segundo dados de fevereiro da Ahrefs, 87,1% dos profissionais de marketing em todo o mundo criam postagens de blog com IA. Leia Mais
Wondercraft lança recursos de reverb, eco e equalização para voz
A plataforma de criação com IA lançou novos recursos para o processamento das vozes geradas, permitindo a aplicação de efeitos e tratamentos como reverberação, eco e equalização. Leia Mais
Associated Press se une à SoundStack para impulsionar streaming de notícias em áudio
A Associated Press firmou parceria com a SoundStack para aprimorar seu streaming de notícias em áudio 24×7. A colaboração traz maior confiabilidade, automação baseada em nuvem e alcance global ao conteúdo em áudio da AP. Ao aproveitar a infraestrutura avançada de streaming da SoundStack, a AP busca ampliar o acesso a notícias de última hora em todo o mundo, ao mesmo tempo em que otimiza suas operações e fortalece sua presença no áudio digital. Leia Mais
Anúncio de um segundo ganha o Grand Prix de áudio no Cannes Lions
Os vencedores dos prêmios Cannes Lions 2025 para publicidade em áudio e rádio foram anunciados, com a Budweiser conquistando o Grand Prix por um anúncio de um segundo produzido pela Africa Creative DDB, de São Paulo. Outro anúncio da campanha de comerciais de um segundo também recebeu um Leão de Ouro em Cannes. As peças apresentavam apenas as primeiras notas das músicas mais icônicas do mundo e os fãs eram desafiados a adivinhar as canções nas redes sociais. Leia Mais
iHeartRadio e Ray-Ban firmam parceria para streaming de áudio em óculos Meta
A iHeartRadio e a Ray-Ban se uniram para oferecer aos consumidores o menu completo de opções de mídia de áudio da iHeart nos óculos Meta da Ray-Ban. Isso inclui acesso a estações de rádio ao vivo e locais, playlists selecionadas, artistas, podcasts e outras opções de áudio por meio de comandos de voz acessíveis e integrados. A integração torna a iHeart o único aplicativo de áudio a transmitir rádio ao vivo na popular marca de óculos. Leia Mais
Anunciantes adotam ferramenta de criação de anúncios com IA do Spotify
A ferramenta de anúncios com IA generativa do Spotify está ganhando força rapidamente, com 1.500 anunciantes produzindo mais de 7.000 anúncios desde abril. A plataforma baseada em inteligência artificial oferece criação rápida e gratuita de anúncios em áudio. Agora disponível no Reino Unido, ela faz parte de um esforço maior do Spotify para aumentar o impacto publicitário em áudio e vídeo, com uma nova agência criativa interna e um conselho formado por líderes do setor publicitário. Leia Mais
iHeartPodcasts lança programas traduzidos por IA para o português e mais cinco idiomas
Usando IA, a iHeart afirma estar disponibilizando muitos de seus podcasts mais populares em seis idiomas amplamente falados – espanhol, francês, árabe, português, hindi e mandarim – com planos de expandir para ainda mais programas e idiomas. Leia Mais
Podcasts quebram barreiras assumindo o papel de transmissões ao vivo de notícias
Podcasts estão ganhando espaço na cobertura de notícias ao vivo, ampliando seu alcance com transmissões em vídeo e análises em tempo real. O recente conflito entre EUA e Irã evidenciou essa mudança no consumo de informação. Veja os cases no artigo. Leia Mais
Estudo aponta que tráfego de busca por IA difere em engajamento
Um estudo da Ahrefs constatou que o tráfego proveniente de plataformas de IA como ChatGPT, Perplexity e Copilot tende a apresentar taxas de rejeição mais altas, visitar menos páginas e ter menos sessões em comparação com os visitantes oriundos de mecanismos de busca. “O tráfego de IA não é necessariamente melhor; é diferente. Pode atrair usuários mais decididos, mas eles interagem menos”, escreve Danny Goodwin. Leia Mais
Áudio digital entra no mix de mídia para mais anunciantes locais
Pesquisa da Borrel Associates no mercado americano indica que um número crescente de anunciantes locais está investindo em áudio por streaming e podcasts, com 5% comprando esse tipo de mídia pela primeira vez neste ano. Embora ainda represente uma fatia pequena dos orçamentos de mídia, o áudio digital está ganhando força, especialmente entre a Geração Z. Steve Goldstein, da Amplifi Media, afirma que há muitas oportunidades na mídia local. Leia Mais
Artigo: por que muita gente deixou de postar nas redes sociais
Pesquisas recentes indicam que cerca de um terço de todos os usuários de redes sociais postam menos do que um ano atrás. E esta tendência é especialmente presente entre os adultos da Geração Z (os nascidos entre 1995 e 2010). Leia Mais
Panorama da publicidade brasileira mostra crescimento do mercado e receptividade do público
Estudo da Kantar IBOPE Media mostra que, em 2024, o investimento total em publicidade no Brasil atingiu a marca de R$ 88 bilhões, um crescimento de 10% em relação a 2023, superando em duas vezes a inflação acumulada do ano (4,73%). Além disto, mostra que, para o público, a publicidade proporciona assunto para conversas e que eles procuram pelos produtos que veem anunciados. Leia Mais
Fizz FM: uma campanha e uma rádio produzidas integralmente por IA
Uma campanha da Slice Soda utilizou inteligência artificial de forma inovadora para criar a Fizz FM, uma rádio fictícia com estética vintage totalmente gerada por IA – desde os locutores, músicas e personagens até os jingles, roteiros, imagens e vídeos promocionais. Em vez de apenas automatizar tarefas, a IA foi aplicada como força criativa, desenvolvendo uma narrativa original e imersiva que uniu humor, nostalgia e branding sonoro para oferecer uma experiência de marca única. Veja um vídeo de demonstração no artigo. Leia Mais
Analistas apontam o conteúdo local como a oportunidade para o rádio no podcasting
Uma oportunidade está passando despercebida – especialmente para o rádio. Um dos segmentos de maior crescimento no podcasting não está no âmbito nacional, mas sim no conteúdo hiperlocal. Em um webinar recente da Borrell Associates nos EUA sobre o panorama do podcasting, diversos palestrantes enfatizaram que o conteúdo local ainda é uma fronteira pouco explorada. Leia Mais
Acordo entre iHeart e Audacy adiciona mais de 240 estações ao iHeartRadio
Dois dos maiores nomes do rádio nos EUA estão unindo forças. A iHeartMedia e a Audacy hoje uma nova parceria de distribuição de conteúdo que tornará disponível no iHeartRadio – a plataforma digital gratuita da iHeart – todo o portfólio da Audacy, com mais de 240 marcas de rádios tradicionais e podcasts em formato sob demanda (time-shifted). Leia Mais













