RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Mídia Clipping 2025 8

04/09/2025 | Mercado, Tecnologia

Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.


Spotify está aumentando preços de assinatura no Brasil e outros países

No Brasil, o plano de entrada, que custava R$ 21,90 mensais, passará a custar R$ 23,90 por mês, um aumento de 9,1%. Já o plano Família, que já era a opção mais cara, subiu de R$ 34,90 para R$ 40,90 mensais, com um reajuste de 17,2%. Leia Mais

Eleven Music: a nova ferramenta da ElevenLabs para criação de músicas com IA

A ElevenLabs lançou o Eleven Music, uma ferramenta que permite criar músicas originais com base em prompts combinando vocais e instrumental em arquivos prontos para uso.  Leia Mais

Rádio Panthers entrega streaming de áudio ao vivo e sem delay para fãs no estádio

O Carolina Panthers adotou uma nova tecnologia de streaming de ultra-baixa latência da StreamGuys que visa aprimorar a experiência dos fãs durante os jogos. A tecnologia permite que os torcedores que estão no estádio ou em casa ouçam a transmissão ao vivo da rádio sem o atraso que antes defasava o áudio em relação à ação em campo. Leia Mais

Publicidade em podcasts em alta: interesse e investimento batem recorde em 11 anos

Estudo da Cumulus Media e Westwood One realizado em junho com 302 profissionais de marketing e agências de mídia revela que o uso e o interesse em podcasts por anunciantes e agências atingiram o nível mais alto em 11 anos. Leia Mais

Meio milhão de usuários do Spotify estão curtindo, sem saber, uma banda gerada por IA

Uma suposta banda chamada The Velvet Sundown lançou dois álbuns gerado por IA e alcançou 500 mil ouvintes em apenas uma semana. Leia Mais

Cloudflare lança uma forma para que sites cobrem dos rastreadores de IA pelo acesso

A Cloudflare revelou o “pay per crawl “(pague por rastreamento), uma forma de sites cobrarem dos rastreadores de IA pelo acesso. Atualmente em beta fechado, o programa oferece mais controle sobre os bots de IA e permite que cada site defina um preço. A empresa também anunciou que bloqueará, por padrão, o acesso dos rastreadores de IA às páginas da web. Leia Mais

YouTube tem mais de um bilhão de usuários ativos consumindo podcasts

O YouTube afirma que, em janeiro, havia mais de um bilhão de usuários ativos mensais consumindo conteúdo de podcast em sua plataforma. “Um dos formatos mais relevantes que moldam a cultura – os podcasts – está prosperando no YouTube”, diz a empresa em seu Relatório de Impacto anual, que destaca as contribuições do YouTube para a economia dos criadores. O YouTube afirma ter pago mais de US$ 70 bilhões a criadores, artistas e empresas de mídia nos três anos anteriores a janeiro de 2024, ressaltando que os criadores recebem 55% da receita de anúncios e assinaturas por meio do Programa de Parcerias do YouTube. Leia Mais

Consumo de conteúdo de áudio em Smart TVs continua ganhando espaço

A pesquisa Share of Ear, da Edison Research, mostrou que americanos com 13 anos ou mais já dedicam cerca de 6% do seu tempo diário de escuta de áudio a TVs conectadas. Quando se analisa o tempo consumindo cada fonte de conteúdo, os vídeos musicais do YouTube vêm em primeiro lugar (53%), seguidos pelos serviços de streaming de música (21%) e os podcasts (13%). Leia Mais

Juiz permite ação coletiva contra Alexa por questões de privacidade

Um juiz federal dos EUA, em Seattle, decidiu que dezenas de milhões de usuários da Alexa podem prosseguir com uma ação coletiva contra a Amazon, acusando a empresa de gravar e coletar conversas privadas de forma enganosa. A ação alega que a Amazon violou a lei de proteção ao consumidor de Washington ao não informar sobre a retenção e o uso das gravações para fins comerciais. Leia Mais

Podcasts se consolidam como meio de comunicação de massa

O estudo The Podcast Consumer 2025, da Edison Research, confirma o que muitos já percebiam no dia a dia: os podcasts se consolidaram como um meio de comunicação de massa nos EUA, alcançando recordes históricos de audiência e ampliando sua relevância para diferentes perfis de público e anunciantes. Veja dados no artigo. Leia Mais

CMOs se voltam para o áudio conforme pesquisa da Gartner mostra que digital domina orçamentos

O digital domina os orçamentos de marketing dos CMOs com o áudio ganhando destaque de acordo com a Pesquisa de Gastos de CMOs 2025 da Gartner. O digital agora representa 61% do gasto total, e podcasts junto com áudio em streaming respondem por 7,5%, à frente de mídia de varejo e OOH digital. A pesquisa anual também mostra que os CMOs relatam que seus orçamentos de marketing para 2025 permanecem estáveis em 7,7% da receita total da empresa. Leia Mais

Spotify abre inventário premium de podcasts para compradores de anúncios programáticos

O Spotify ampliou suas ofertas de publicidade ao disponibilizar inventário de anúncios premium em podcasts através do Spotify Ad Exchange e do Ads Manager. Agora disponível em vários mercados, incluindo EUA e Canadá, essa iniciativa permite que os anunciantes segmentem programaticamente ouvintes de podcasts em todo o mundo. O Spotify afirma que a automação é “essencial” para qualquer plataforma de anúncios que queira competir. Leia Mais

Explosão dos podcasts: número de programas ativos dispara em 2025

A atividade de podcasts está em forte alta em 2025, com 534 mil programas ativos até agora – mais que o dobro do total do ano passado, segundo o Listen Notes. Mais de 102 mil novos programas estrearam no primeiro semestre, enquanto o número de programas “mortos” diminuiu. O inglês continua dominante e a categoria Sociedade & Cultura segue como a principal. No entanto, a remoção de programas falsos gerados por IA também atingiu um recorde histórico. Leia Mais

YouTube aperta o cerco contra conteúdos rasos ou repetitivos gerado por IA

Em uma publicação recente, o YouTube anunciou que conteúdos considerados “inautênticos” serão despriorizados na plataforma. Isso significa que materiais produzidos em massa, duplicados ou convertidos automaticamente por IA de texto para vídeo perderão relevância. Leia Mais

OpenAI lançará navegador web para competir com o Google Chrome

A Reuters afirma que a mais recente investida da gigante de IA contra o Google é um navegador integrado à inteligência artificial, que também pode representar mais uma ameaça ao tráfego para os criadores de conteúdo. Leia Mais

Da ciência a Shakespeare: NotebookLM disponibiliza cadernos curados por especialistas

O NotebookLM do Google agora inclui cadernos em destaque do The Economist, The Atlantic e outros, oferecendo pesquisa e anotações orientadas por IA e cuidadosamente selecionadas em diferentes tópicos, com recursos de áudio, mapas mentais e citações. Leia Mais

Rádio enfrenta desafios no planejamento de mídia baseado em IA

A Futuri Media analisou mais de 20.000 modelos de mix de mídia gerados por IA e constatou que o rádio recebia uma parcela mínima – às vezes nenhuma – do gasto projetado das campanhas. Leia Mais

Elementos visuais no rádio aumentam em 89% a intenção de compra dos ouvintes

O estudo recente revelou que, ao ouvir rádio AM/FM no carro, 83% dos ouvintes americanos prestam atenção aos elementos visuais exibidos na tela. Aqueles expostos aos anúncios com visual, comparados aos não expostos, apresentaram um crescimento significativo no valor da marca em todas as etapas do funil de compra. Leia Mais

Kantar: Inside Audio 2025 reafirma a força do rádio e do conteúdo de áudio no Brasil

Os dados da Kantar mostram que a  força do áudio é inegável, com mais de 9 em cada 10 brasileiros (92%) consumindo algum formato de áudio – seja rádio, músicas, streamings ou podcasts. Leia Mais

Rádio e podcasts dominam o consumo diário de áudio suportado por publicidade nos EUA

Nos EUA, quando se observa a divisão do consumo de fontes de áudio com anúncios, o rádio tradicional AM/FM segue em posição de destaque. Ele responde por 64% da audiência total com publicidade, seguido pelos podcasts, com 19%, pelo streaming gratuito, com 14%, e pelo rádio por satélite, com 3%. Leia Mais

SiriusXM lança pacote com anúncios e entra na disputa pela publicidade em rádio nos EUA

Menos de sete dólares e uma quantidade limitada de publicidade. Esse é o preço que os usuários precisarão pagar pelo SiriusXM Play, o primeiro pacote de assinatura de baixo custo com suporte a anúncios da empresa. A nova estratégia da SiriusXM coloca de volta o foco no carro. Leia Mais

IAB: anúncios em vídeo disparam à medida que a IA generativa transforma a criação

O IAB prevê que os gastos com anúncios digitais em vídeo nos EUA vão crescer 14%, chegando a US$ 72,4 bilhões neste ano, impulsionados pela adoção de inteligência artificial generativa (GenAI). Já utilizada ou planejada por 86% dos compradores, a GenAI está tornando anúncios em vídeo de alta qualidade mais acessíveis, especialmente para marcas menores. Enquanto isso, 28% dos profissionais de marketing também estão usando GenAI para anúncios de áudio e narrações. Leia Mais

Spreaker adiciona clonagem de voz para anúncios programáticos lidos pelo apresentador

O Spreaker, da Triton Digital, agora oferece clonagem de voz impulsionada por IA para anúncios programáticos lidos pelo apresentador, por meio de uma parceria com a Ekoz.ai. Os apresentadores de podcasts podem optar por clonar suas vozes, permitindo anúncios com som autêntico sem trabalho extra. Os anunciantes ganham maior alcance, enquanto os criadores mantêm o controle e aumentam a receita. A integração já gerou milhões de impressões desde março. Leia Mais

No Brasil, oito em cada dez usuários do Youtube acessam a plataforma diariamente

Metade afirma que está assistindo mais vídeos do que há um ano e 39% acreditam que aumentarão ainda mais o tempo de uso nos próximos 12 meses. Leia Mais

O WhatsApp começa a exibir anúncios no status e em canais para Android

Em um fase experimental, o WhatsApp agora exibe anúncios para alguns usuários de Android, oferecendo promoções de canais e assinaturas de canais, bem como inserções nas atualizações de Status, após ter anunciado a mudança em junho. Embora a plataforma indique claramente quais postagens são patrocinadas e prometa deixá-las fora das conversas pessoais e manter a criptografia, muitos usuários continuam céticos por causa do histórico duvidoso da Meta em relação à privacidade. Leia Mais

Profissionais de marketing de podcasts dos EUA estão adotando estratégias globais

O podcasting está se expandindo além de suas raízes nos EUA, à medida que mais marcas globais adotam o áudio sob demanda. A Magellan AI informa que 27% dos novos anunciantes em 2024 direcionaram seus anúncios para ouvintes fora dos EUA, sendo que 9% adotaram uma abordagem global. As estratégias de publicidade variam bastante por mercado, com os EUA favorecendo anúncios mid-roll e de resposta direta, enquanto outros mercados tendem a preferir pre-rolls e anúncios de marca. Leia Mais

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2025 11
Mídia Clipping 2025 11

Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco. Integração Spotify-ChatGPT...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.