RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Alexa Plus traz a inteligência artificial para o mercado de smart speakers

28/09/2025 | Inteligência Artifical, Smart Speakers

Nos Estados Unidos, mais de um terço dos adultos (35%) possui uma smart speaker, somando cerca de 101 milhões de unidades no mercado, segundo dados recentes da Edison Research. A pesquisa também revela que cerca de 22% dos adultos utilizam esses dispositivos para ouvir áudio, o que fez com que muitos os considerem o novo aparelho de rádio para uso doméstico. Agora, a inteligência artificial começa a transformar esses equipamentos, e a Amazon aposta nessa tecnologia para estimular o próximo ciclo de crescimento, com destaque para a assistente de voz Alexa Plus.

O CEO da Amazon, Andy Jassy, anunciou que a Alexa Plus, nova versão da assistente baseada em IA generativa, já está disponível para milhões de usuários nos EUA, principalmente em dispositivos Echo Show 8, 10, 15 e 21. Nos próximos meses, a companhia planeja expandir o acesso gradualmente, incluindo um lançamento internacional ainda este ano.

Segundo Jassy, a Alexa Plus oferece uma experiência significativamente melhor do que as versões anteriores, com maior inteligência e capacidade de execução. Diferentemente de outros chatbots que apenas respondem a perguntas, ela consegue realizar diversas ações por comando de voz, tornando seu uso mais prático e atrativo.

Entre as funcionalidades destacadas, estão a reprodução de música e vídeo, controle de dispositivos inteligentes e até o lançamento de cenas específicas de filmes, tudo por meio de instruções em linguagem natural.

A Alexa Plus é capaz de navegar na internet e realizar tarefas como um agente

A Alexa Plus é gratuita para assinantes Prime e custa US$ 19,99 mensais para quem não é membro. A Amazon vê potencial de longo prazo para gerar novas receitas, incluindo integrações publicitárias e possíveis novos formatos de assinatura. Além de impulsionar a venda de dispositivos compatíveis, a assistente também deve se consolidar como uma ferramenta de compras cada vez mais eficiente.

“À medida que as pessoas interagem em conversas mais complexas com a Alexa Plus, surgem oportunidades para incorporar publicidade e auxiliar na descoberta de produtos, além de potencializar receitas. Com o tempo, funcionalidades adicionais podem viabilizar até novos formatos de assinatura”, afirmou Jassy.

A nova Alexa Plus

A Alexa Plus traz diversas inovações para aprimorar a interação com assistentes virtuais. Entre as principais novidades, destacam-se:

Conversas mais naturais

Agora, é possível manter diálogos contínuos com a Alexa sem a necessidade de repetir a palavra de ativação. Basta dizer “Alexa” uma vez, e a assistente acompanhará o fluxo da conversa, mesmo que o assunto mude durante a interação.

Reconhecimento personalizado

Com a identificação por voz e visual, a Alexa reconhece os usuários e oferece respostas personalizadas, adaptadas às preferências e necessidades de cada um. Os diferentes membros da família contarão agora com respostas e recomendações individualizadas.

Tela inicial personalizável

Os dispositivos Echo Show agora permitem a personalização da tela inicial com até oito widgets, facilitando o acesso a informações como calendário, clima, lista de compras e contatos.

Conhecimento ampliado

A Alexa Plus possui um vasto conhecimento sobre diversos tópicos, podendo fornecer informações atualizadas de fontes confiáveis como Reuters e Associated Press. Além disso, é possível enviar documentos, e-mails, fotos e mensagens para que a assistente memorize, resuma ou execute ações com base neles.

Personalidade inteligente e acolhedora

A nova Alexa foi desenvolvida para ser mais inteligente, atenciosa e até bem-humorada, tornando cada interação mais natural e agradável. Ela consegue perceber diferentes emoções do usuário e responder com inteligência emocional, oferecendo uma experiência mais humana e conectada.

Fonte: Inside Radio / Amazon

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.