RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Áudio continua sendo o principal modo de consumo de podcasts apesar do crescimento do vídeo

07/12/2025 | Casa Conectada, Conteúdo, Podcasting, Serviços de Música, Smart Speakers

A Cumulus Media e a Signal Hill Insights divulgaram os resultados da Podcast Download Fall 2025, a décima quinta edição da série de pesquisas que são realizadas duas vezes ao ano, desde 2017.

Com dados de outubro, o estudo envolveu 603 ouvintes semanais de podcasts nos EUA, com o objetivo de examinar preferências de consumo, plataformas e formatos, hábitos de descoberta, movimentos de conteúdo, uso de publicidade em podcasts por anunciantes e outros aspectos. O relatório destaca ainda tendências observadas a partir da série histórica dos dados.

Liz Mayer, gerente sênior de insights do Cumulus Media e Westwood One Audio Active Group, e Paul Riismandel, presidente e CEO da Signal Hill Insights, analisaram os resultados da pesquisa e destacaram as principais conclusões:

  • O áudio continua sendo o modo principal de consumo, mesmo com o crescimento do vídeo. Consumidores de podcasts podem assistir ou apenas ouvir, mas a grande maioria (92%) segue escolhendo ouvir. Uma minoria (8%) afirma que somente assiste. Esse resultado confirma uma tendência mantida em edições anteriores – desde abril de 2022, a média de ouvintes que optam pela modalidade somente áudio permaneceu em torno de 91 %, com cerca de 9 % no modo áudio e vídeo.
  • O YouTube não é um “walled garden” para podcasts. 70% dos ouvintes semanais de podcasts no YouTube dizem que mudariam de plataforma caso um podcast passasse a estar disponível apenas em outro serviço. 52% afirmam que já ouviram os mesmos programas em outra plataforma. Isso sugere que a fidelidade ao conteúdo é maior que a fidelidade à plataforma.
  • O YouTube permanece como a principal plataforma pelo terceiro ano, mas nenhuma domina sozinha. Embora uma boa parte (42%) dos consumidores percebam o YouTube como o serviço que mais utilizam, a pesquisa Share Of Ear, da Edison Research, mostra que há um equilíbrio do tempo consumido de podcasts nas plataformas Spotify (29%) e YouTube (28%). Nenhuma plataforma concentra a maioria das preferências de “mais usada”.
  • Podcasts assistíveis ganharam popularidade. Impulsionados particularmente pelos novos ouvintes, mais pessoas preferem programas com vídeo que possam acompanhar ativamente ou minimizar para ouvir em segundo plano, em vez de podcasts somente em áudio.
  • O YouTube é o grande ponto de entrada para a descoberta de podcasts. Ele funciona como um motor de busca de entretenimento para conteúdos em formato podcast. 45% dos ouvintes semanais que passaram a acompanhar um novo podcast nos últimos seis meses começaram pelo YouTube.
  • Com o avanço do hábito de assistir podcasts, as smart TVs ganharam espaço e hoje são usadas com mais frequência do que as smart speakers. A participação das smart TVs como último dispositivo utilizado para ouvir ou assistir a um podcast chegou a 12%, enquanto as smart speakers registraram apenas 2%.

Para atores da indústria – produtores, plataformas, anunciantes – essas tendências apontam para a necessidade de manter o foco no áudio, porém, sem ignorar o papel crescente do vídeo e da multiplataforma. A inclusão de vídeo ou “modo assistível” pode agregar valor, mas ainda não substituiu o áudio como base. Por outro lado, a disponibilidade em múltiplas plataformas é importante para ampliar o alcance.

Vale observar que o universo do estudo tem um número reduzido de entrevistados e está limitado aos Estados Unidos. Além disto, o foco está em usuários que já consomem podcasts semanalmente, o que deixa de fora potenciais ouvintes eventuais ou novos entrantes. Portanto, as conclusões devem ser tomadas com cautela, em particular, a aplicabilidade a outros mercados como, por exemplo, o brasileiro.

O relatório completo do Podcast Download Fall 2025 pode ser baixado aqui.

Fonte: Cumulus Media

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.