O RAJAR, órgão de pesquisa de audiência do Reino Unido, publicou seu relatório do primeiro trimestre de 2016. Podemos destacar alguns fatos:
- A série histórica (ver gráfico abaixo) mostra que o alcance semanal do rádio no Reino Unido apresenta uma leve tendência de queda, mas o patamar atual ainda é bem alto com 89,3% da população.
- O alcance semanal da audiência digital (plataformas DAB, DTV e Online juntas) é de 57% da população. Individualmente os alcances são: DAB 42,3%, DTV 14,9% e Online 18,1% (a soma ultrapassa 57% por conta da superposição do alcance em mais de uma plataforma).
- Considerando o número de horas de audiência em cada plataforma, um parâmetro mais representativo para mostrar o peso de cada uma, o rádio AM/FM tem um share de 55,9% versus 44,1% da soma das plataformas digitais (DAB 30,9%, DTV 5,4% e Online 7,8%).
- A série histórica mostra a audiência crescente do digital mas não indica a evolução individual, ou seja, se o crescimento é alavancado pelo Online ou pelo DAB ou, ainda, por ambos (ver gráfico abaixo).
Fonte: RAJAR