A Podtrac é uma empresa de medição de audiência de podcasts e divulgou na última semana o primeiro “Podcast Industry Audience Rankings”, o primeiro ranker do seu tipo para podcasting.
A tecnologia é oferecida aos produtores de conteúdo como um serviço de opt-in. Desta forma, o ranking inclui apenas os clientes Podtrac.
Sendo uma empresa independente dos produtores de conteúdo e registrando a audiência nas mesmas bases para todos, a Podtrac oferece um relatório que permite comparações entre os podcasts, auxiliando no processo de comercialização junto aos anunciantes.
O relatório da Podtrac mede a “audiência mensal única”, ou seja, se um ouvinte ouve vários episódios de um show durante o mês, essa pessoa é contada uma única vez em audiência, enquanto que cada download de show é contado como “downloads únicos” (assim a contagem de downloads é maior do que a contagem de público em cada linha do ranker).
A figura abaixo mostra o primeiro ranking divulgado. Vale notar a ordem de grandeza dos números, na casa de milhões, de usuários e downloads.
Fonte: RAIN / InsideRadio / Podtrac