Kurt Hanson, na palestra State of the Industry realizada no RAIN Summit West 2016, fez uma projeção baseada em dados da Nielsen e da pesquisa Infinite Dial 2016 da Edson Research.
Partindo da Infinite Dial, ele combinou as informações das séries históricas do alcance semanal do rádio online e do número de horas consumidas por semana, por cada ouvinte, multiplicando um valor pelo outro. Isto resultou em uma série histórica com o número total de horas consumidas de rádio online nos EUA (linha amarela no gráfico a seguir). Então ele fez uma projeção para desta série para os próximos anos.
Em seguida, ele cruzou as informações com dados de audiência da Nielsen (linha cinza no gráfico a seguir).
Resultado, projetou para 2020 o ano em que o número de horas consumidas com rádio online irá ultrapassar o número de horas do rádio AM/FM.
A queda histórica do número de horas consumidas por semana nos EUA é mostrada no gráfico a seguir com indicações de fatos históricos associados.
Fonte: Kurt Hanson / State of the Industry / RAIN Summit West