A Jelli fechou uma parceria no ano passado com a iHeartMedia para implantar o seu sistema automatizado de publicidade para rádio como uma plataforma de mídia programática para disponibilização do inventário das rádios do grupo.
A mídia programática pode ser descrita como um sistema de compra e venda de veiculações (ou impressões) inteligentes baseado na análise de público alvo e segmentação da audiência. Ela está bem estabelecida no mercado de impressões de banners e de vídeos, porém ainda é insipiente no mercado de áudio para rádio.
Pelo acordo, a plataforma Jelli seria instalada em todas as 850 estações de rádio da iHeartMedia.
A operação do sistema ficou por conta do Katz Media Group, uma subsidiária da iHeartMedia, que estendeu a plataforma para atender outros grupos de rádio formando uma “ad exchange”, uma plataforma que atende a diferentes grupos, as “ad networks”. Este serviço da Katz é comercializado com a marca Expressway.
Agora em abril, a Jelli lançou o SpotPlan, uma interface da sua plataforma feita para servir às agências de publicidade. Grandes agências de publicidade, representando um poder de compra de cerca de US$ 1 bilhão em anúncios para rádio todo ano, aderiram ao sistema já no lançamento.
O vídeo a seguir ilustra o funcionamento da plataforma.
Fonte: RAIN / Jelli