O Body of European Regulators for Electronic Communications (BEREC) está no processo de analisar meio milhão de contribuições à consulta pública sobre neutralidade de rede na Europa.
Dentre as contribuições, uma carta assinada por um grupo de 133 empresários do mundo digital apoia a neutralidade da rede. Os signatários incluem o co-fundador so Skype Niklas Zennstrom, o fundador do Soundcloud Eric Wahlforss, Brent Hoberman da Founders Factory, o investidor Fred Wilson da Union Square Ventures e outros.
Segundo a carta, “sem regras fortes de neutralidade da rede, as empresas europeias estarão em uma enorme desvantagem competitiva, com o risco de consolidar ainda mais a posição dominante dos Estados Unidos na economia digital global.”
Simplificando, a neutralidade da rede é o princípio de que todos os dados na internet devem ser tratados igualmente pelas operadoras de telecom e ISPs – as empresas não podem pagar mais para as operadoras para que seus dados tenham prioridade para alcançar seus usuários e as operadoras não podem cobrar por vias preferenciais mais rápidas. Por exemplo, em um mundo sem a neutralidade de rede, uma grande empresa como a Netflix poderia pagar a operadora de telecom para dar prioridade aos seus dados para garantir uma entrega sem erros para os seus clientes.
Operadoras de telecom e ISPs são geralmente contrários à idéia da neutralidade de rede por conta das possibilidades adicionais de monetização que a não-neutralidade proporciona.
O Parlamento Europeu aprovou uma regulamentação (Telecoms Single Market Regulation) que trata da questão da neutralidade e que entrou em vigor em abril. Porém, há brechas no texto e esta foi a razão da consulta pública.
Fonte: Business Insider UK