A “Share of Ear” é uma pesquisa da Edison Research que faz uma análise do perfil de consumo de conteúdo de áudio. Agora, foi divulgada a “Share of Music”, um corte olhando para os hábitos específicos do consumo de música. A base é o mercado americano no segundo trimestre de 2016.
A música representa a maior parte do tempo de consumo de conteúdo de áudio (79%), seguida por news (9%), talk (9%) e esportes (3%).
O rádio AM/FM ainda é a fonte de música de maior audiência. Ele captura 44% do tempo de consumo de música, seguido por 18% das bibliotecas pessoais (CDs, MP3 etc), 17% dos serviços de streaming (Pandora, Spotify etc), 8% do YouTube, 7% do rádio por assinatura Sirius XM e 5% dos canais de música dos serviços de TV por assinatura.
Abrindo este resultado por local de consumo, a pesquisa mostra que o rádio é absolutamente dominante no carro com 67% do tempo. O rádio ainda captura uma boa fatia (47%) no local de trabalho, mas o tempo cai nas residências (33%).
No carro, dadas as limitações de conexão com os serviços de música online, a participação do steaming de música é de apenas 4% e isto explica a liderança folgada do rádio. Porém, na medida em que a conexão deixa de ser um problema, no trabalho ou em casa, o rádio perde terreno para o streaming.
Olhando a audiência por dispositivo, o rádio AM/FM ainda é o mais utilizado com 41%. Porém a soma de mobile e desktop dá ao meio digital um volume muito próximo (39%).
Este perfil varia bastante de acordo com a idade do ouvinte. Na faixa 13 a 34 anos, o rádio cai para 27% enquanto o ambiente digital chega a 59%. O mobile, sozinho, responde por 36% da audiência nesta faixa de idade.
Por fim, analisando o perfil de consumo no smartphone, a pesquisa mostrou que as maiores fontes de música são as bibliotecas pessoais (43%) e os serviços de música online (38%). O rádio AM/FM captura 5% desta audiência.
Fonte: Edison Research