RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

ABERT defende urgência para a regulamentação da faixa estendida de FM

28/11/2016 | Rádio OTA

Rádio relógio Motobras com faixa estendida de FM

 

O desligamento da TV analógica em Brasília ocorreu no último dia 17 e com isto a faixa de frequências dos canais 5 e 6 ficou liberada para o uso como faixa estendida de FM. Na sequência, virão outras regiões metropolitanas em 2017 e 2018. Porém, a migração das AMs para esta faixa ainda depende de regulamentação e não tem data prevista para começar.

Luis Roberto Antonik, Diretor Geral da ABERT, em entrevista que reproduzimos a seguir, analisou o status da migração para a faixa estendida e explicou como a associação está apoiando este processo.

ZYDigital: Existe alguma agenda de trabalho na ABERT, Minicom ou Anatel para a migração para a faixa estendida? Quais seriam as etapas e prazos?

Luis Roberto Antonik: São poucas as emissoras a migrar para a faixa estendida, na avaliação da Abert não mais de 300. Entretanto, é preciso urgência de parte da Anatel para atribuição da faixa de frequência dos canais 5 e 6 da televisão para o rádio FM. Como se sabe isso precisa ser feito por Resolução e um processo destes não demora menos que 6 meses. Brasília, por exemplo, onde temos uma emissora interessada em migrar para a faixa estendida, tem estes canais liberados desde 17/11/2016. Em março de 2017 já teremos a liberação de canais na grande São Paulo. A Anatel precisa correr com o processo burocrático de regulamentação da faixa de modo a permitir que a industria e os radiodifusores possam iniciar os trabalhos.

ZYDigital: Como a ABERT entende que deva ser o processo? A migração para a faixa estendida poderia ser feita a medida que o switch off avança ou só ao final de todas as cidades terem desligado a TV analógica?

Luis Roberto Antonik: Sim, isso aceleraria o processo e permitiria que as emissoras fossem migrando. Caso esperemos pelo final das migração, não teremos os canais liberados em menos de 3 anos.

ZYDigital: A ABERT irá apoiar o Minicom e a Anatel com estudos técnicos para a atribuição dos canais como foi feito até agora para a migração AM-FM?

Luis Roberto Antonik: Esta é nossa prioridade, nossos engenheiros e recursos estão a disposição para auxiliar, sempre sob o comando e orientação do Governo, no sentido de permitir que o sistema como um todo se complete e se consolide.

Veja também: Faixa estendida de FM nas capitais começa a ser liberada em outubro

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.