O rádio AM/FM, antes dominante no painel dos carros, corre o risco de se tornar apenas mais uma opção no menu dos novos sistemas de entretenimento de bordo. É importante garantir não só a presença do rádio nos carros como a sua facilidade de acesso e operação.
Para acompanhar as tendências da indústria, David Layer, diretor da NAB, visitou o salão do automóvel North American International Auto Show (NAIAS) em Detroit. Dos 41 modelos observados, quase todos tinham rádio AM/FM, RDS e recepção Sirius XM.
A exceção foi a BMW i3, modelo totalmente elétrico, que não tinha recepção AM. A BMW informou que o motor elétrico causava interferência no AM. Entretanto, Layer observou que outros modelos elétricos tinham a recepção AM (Chevy Bolt, Smart Car Electric Coupe, Nissan Leaf e Mercedes B 250).
Dos 41 modelos observados, 32 tinham recepção HD Radio. Alguns, com “Artist Experience”, o recurso que mostra informações gráficas como a capa do álbum da música etc. Segundo Layer, não ficou claro quais efetivamente tinham este recurso pois a recepção dentro do pavilhão não era boa.
Fonte: NAB Pilot / Inside Radio