A NuVoodoo, empresa especializada em marketing e pesquisas, apresentou no Worldwide Radio Summit, há poucas semanas, dados sobre o consumo de podcasts no mercado americano. Em linha com resultados da pesquisa Infinite Dial divulgada recentemente, o estudo da NuVoodoo mostrou que o podcasting está de fato em crescimento.
Em um universo de entrevistados na faixa de 14 a 54 anos, 9,5% deles responderam que escutavam uma hora ou mais de podcasts diariamente. Em comparação, este percentual para o rádio AM/FM foi de 26,7%.
Para entender como esta audiência estava se formando, a pesquisa investigou de quais fontes de conteúdo de áudio os ouvintes estavam migrando. Para isto, perguntou aos entrevistados o que eles passaram a ouvir menos a partir do momento em que começaram a consumir podcasts. A fonte que mais cedeu ouvintes para o podcasting foi o rádio FM – 66,4% dos entrevistados disseram que estavam ouvindo menos. O rádio AM também sofreu com este processo – foi citado por 37,9% dos entrevistados. Este resultado é coincidente com o da última pesquisa Share of Ear que também identificou este fenômeno de migração de ouvintes do rádio AM/FM para o podcasting.
Fonte: NuVoodoo