Ainda sobre o estudo da PwC, conduzido para o Interactive Advertising Bureau (IAB) e publicado agora em junho: o marketing de resposta direta, aquele focado em provocar ações dos clientes, é o mecanismo preferido de campanha.
A pesquisa foi realizada com 20 dos maiores geradores de receita de publicidade em podcasts no mercado americano. Em 2016, o faturamento com campanhas de resposta direta representou 73% do total.
Esta preferência é decorrente da falta de mecanismos precisos de aferição da audiência dos podcasts. Na ausência deste indicador, pode-se usar como referência o acompanhamento das respostas diretas provocadas. Por exemplo, a eficácia de uma chamada para visitar o site do anunciante, pode ser facilmente medida – basta criar uma página da promoção no site, direcionar a chamada para ela e medir o número de visitas.
Porém, na medida em que a confiança na publicidade em podcasts cresce, o branding tende a ganhar força, mesmo sem haver uma aferição direta dos resultados. Isto pode explicar o crescimento deste tipo de campanha que passou, de 2015 para 2016, de 17% para 25% de share.
Fonte: IAB Podcast Ad Revenue Study: An Analysis of the Largest Players in the Podcasting Industry (Junho 2017)