A Audi anunciou que irá adotar o padrão de rádio híbrido RadioDNS para a sua linha de veículos, começando pelo modelo A8.
O receptor de rádio híbrido implementado pela Audi mostra uma “lista inteligente de emissoras” no seu display (ver figura acima). Selecionada a emissora, o receptor escolhe automaticamente a melhor forma de receber a programação (FM, DAB ou streaming). Os logos mostrados no display são atualizados automaticamente através da internet.
O aparelho conta também com o recurso de mudar automaticamente a recepção para o streaming quando o sinal over-the-air é perdido. Como o áudio do streaming tem delay, o receptor atrasa o sinal do ar para que ambos fiquem no mesmo tempo e o chaveamento entre um e outro possa ser feito sem interferir na continuidade da programação. Se o usuário quiser, estas funções podem ser desabilitadas.
O acesso à internet do rádio híbrido da Audi pode ser feito através do SIM card embarcado no próprio carro (carro conectado).
A Audi e a BMW (que passou a integrar o grupo de desenvolvimento do rádio híbrido RadioDNS em abril deste ano) são, em geral, as primeiras montadoras a adotar novidades tecnológicas deste tipo.
Fonte: Radio Magazine