RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Atualização do Android Auto prevê integração com rádio FM e HD RADIO

22/12/2024 | Carro Conectado, Rádio OTA

O Google tem avançado no sentido de aprimorar as capacidades de controle de mídia do Android Auto e integrar o rádio embutido do carro. Atualmente, o Android Auto oferece suporte principalmente a aplicativos de smartphone para música e podcasts, como YouTube Music e Spotify. No entanto, a inclusão de um controle direto do rádio, dentro do Android Auto, simplificará o processo de alternar entre suas estações favoritas e a mídia do smartphone do usuário.

Em julho, foram encontradas evidências dessa funcionalidade no código das versões 12.3 e 12.4 do Android Auto, onde referências a controles de “Car Radio”, troca entre AM/FM e suporte a “HD RADIO” foram descobertas. Embora a implementação exata ainda não estivesse clara, o recurso poderia aparecer como um aplicativo dedicado no Android Auto ou como um atalho simples para a interface do rádio do carro.

Vale mencionar que essa funcionalidade ainda não estava disponível para os usuários e, além disto, exigiria atualizações de software dos fabricantes de automóveis para funcionar perfeitamente.

Agora, a atualização estável do Android Auto 13.3 já está sendo liberada para os usuários via Google Play Store (EUA) e, com ela, a atualização do recurso “Car Radio” do Android destaca que oferece suporte a “novas frequências de rádio”, incluindo FM e HD RADIO. No entanto, ainda não está claro até que ponto isso foi totalmente implementado.

De acordo com um relatório da Android Central, “[Embora] a última versão beta do Android Auto adicione um novo controle de mídia, permitindo alternar entre estações de rádio com facilidade, a funcionalidade para tocar rádio ou até mesmo a mídia local do carro ainda está indisponível. [Mas] é definitivamente animador ver o Google se esforçando nos bastidores para trazer de volta recursos clássicos dos carros, como ouvir rádio ou mídia local, em vez de depender apenas de serviços de streaming de música, como fazemos atualmente.”

Fonte: Inside Radio / Android Central

Posts Relacionados
Estudo do IAB recomenda aumento da publicidade em áudio
Estudo do IAB recomenda aumento da publicidade em áudio

O Interactive Advertising Bureau (IAB) publicou o estudo “Getting Audio & Podcasting on the Media Plan” que destaca a importância do áudio e do podcasting no planejamento de mídia. O documento argumenta que, apesar...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.